O 10º Global Spatial Data Infrastructure, que será realizado em fevereiro de 2008, foi transferido das Ilhas Fiji para Trinidad e Tobago. Boa notícia para os brasileiros, uma vez que será muito mais próximo do país. A passagem aérea de São Paulo a Port of Spain (ida e volta) custa cerca de 1,3 mil dólares. Mais informações em www.gsdi.org/GSDI10.

Dados do Projeto de Monitoramento do Desflorestamento da Amazônia Legal (Prodes), um sistema de análise de imagens de satélites coordenado pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), mostraram que a queda no desmatamento na Amazônia chegou a 25% entre agosto de 2005 e julho de 2006.

A PCI Geomatics adotou recentemente a tecnologia Sentinel RMS como solução de proteção, distribuição e controle de licença para a nova versão do software Geomatica, que possui um ambiente integrado com ferramentas voltadas para sensoriamento remoto, GIS, fotogrametria, cartografia, web e desenvolvimento de aplicativos.

O Distrito Federal conta, a partir de julho, com um novo mecanismo de fiscalização e monitoramento de expansão urbana, que utiliza imagens de satélite para verificar o crescimento irregular de novas edificações e impedir o aumento desordenado de condomínios e loteamentos ilegais.

Michael Jones, gerente de tecnologia do Google Earth, disse na última Fifth International Symposium on Digital Earth, realizada na Califórnia, que o número de downloads do Google Earth (200 milhões) pode ser equiparado ao número de habitantes dos países mais populosos do mundo.

A Agência Espacial Européia contratou a empresa britânica DMC International Imaging para o fornecimento de imagens de satélites de 38 países da Europa. As imagens dos satélites DMC serão usadas para monitoramento do meio-ambiente e uso do solo, e fornecerão informações para o projeto Global Monitoring for Environment & Security.

A Novaterra assinou contrato com a Alaska Satellite Facility para a distribuição das imagens do satélite japonês Alos para clientes comerciais no Brasil. O Alos foi lançado pela Agência Espacial Japonesa no dia 24 de janeiro de 2006. O satélite transporta três sensores, sendo dois ópticos (Prism e AVNIR-2) e um radar imageador (Palsar).

A Prefeitura Municipal de João Pessoa, na Paraíba, através da Secretaria de Planejamento e da Diretoria de Geoprocessamento (Digeoc), está distribuindo em seu site recortes da imagem QuickBird do município. A divisão da imagem foi feita por bairros e os arquivos estão em formato PDF.

A Imagem acaba de firmar um contrato com a Companhia de Água e Esgoto da Paraíba para implantação de um projeto corporativo de GIS, que prevê a contratação de um sistema de geoprocessamento para gerenciamento e cadastro das unidades componentes dos sistemas de abastecimento de água e esgotamento sanitário.