A Pitney Bowes anunciou recentemente que vai combinar as unidades Group 1 Software e MapInfo, com o objetivo de formar uma única companhia de software. O presidente atual da MapInfo, Mike Hickey, será o presidente da futura entidade, que passará a se chamar Pitney Bowes Software.

O Município de Santo André-SP implantou no início de 2006 o Programa de Vigilância Ambiental em Saúde, que visa identificar e espacializar em cada micro região de seu território os possíveis riscos à saúde da população e ao meio ambiente e criar um novo olhar sobre a saúde pública municipal.

Pesquisadores da Universidade Carnegie Mellon, em colaboração com cientistas da Nasa, construíram um equipamento robotizado que permite a qualquer câmera digital fazer fotos panorâmicas com resolução espacial de gigapixels. O equipamento é uma espécie de tripé robotizado, que gira a câmera e captura imagens que cobrem 360º.

O Open Geospatial Consortium (OGC) anunciou que a Leica Geosystems Geospatial Imaging agora é membro principal do consórcio. Membros principais têm autoridade sobre o desenvolvimento, realização e adoção de especificações OpenGIS, através do voto no Comitê de Planejamento do OGC. Além disso, podem avaliar e guiar as direções que o consórcio toma, aprovam as políticas e procedimentos do OGC e votam na eleição dos diretores.

A Sony, em parceria com a Universidade do Alabama, está desenvolvendo uma câmara com resolução de 1 gigapixel, para a tomada de imagens a partir de satélites, que poderá captar uma área de 10 Km2, a uma altitude de 7,5 quilômetros, com uma resolução espacial melhor do que 50 centímetros.

O OGC anunciou no dia 23 de outubro que a Microsoft se tornou membro principal do consórcio. O anúncio foi feito durante o Simpósio Geoint 2007, que aconteceu em San Antonio, no Texas. O apoio da Microsoft ao processo de padronização do consórcio demonstra o amadurecimento do mercado mundial na busca por produtos e serviços que requerem capacidades geoespaciais.

A Esri anunciou que a IBM, líder em Tecnologias de Informação, atribuiu à empresa da área geoespacial o prêmio Top Star Award de 2007, por demonstrar, constantemente, as suas qualidades de Parceira de Negócio para o Setor Público. A Esri foi reconhecida por esta parceria durante o PartnerWorld 2007, que aconteceu em St. Louis, no Missouri, Estados Unidos.

O Inpe tornou-se em outubro um dos patrocinadores da Open Source Geospatial Foundation (OSGeo). Durante o congresso FOSS4G, o Inpe anunciou que submeteu o Terralib como um dos projetos da incubadora da OSGeo.