A Nasa anunciou, na semana passada, o lançamento de um recurso no Google Earth que mostra as condições da ionosfera terrestre. Essa camada da atmosfera é importante na transmissão de ondas de rádio, em especial das usadas nos Sistemas Globais de Navegação por Satélites.

Tempestades solares, por exemplo, podem atingir a Terra e alterar as condições da ionosfera, que situa-se entre sessenta e mil quilômetros de altitude. Isso pode modificar o funcionamento de receptores GNSS, causando perda de precisão.

Ionosfera no Gooogle Earth24 horas

A nova ferramenta desenvolvida pela Nasa permite também saber como a ionosfera se comportou nas 24 horas passadas. Pode-se usar a barra de rolagem do Google Earth para ver a animação, mostrando as mudanças ionosféricas no período. A cor vermelha mostra grande atividade, enquanto o azul representa regiões onde a atividade é baixa.

Esse tipo de informação é importante não só para a simples visualização no Google Earth, mas também permite que profissionais que utilizam receptores de ondas de rádio possam avaliar as condições de transmissão dos sinais em determinada região e período.