A Universidade de San Francisco de Quito, do Equador, realizou entre os dias 26 a 28 de março o Primeiro Simpósio sobre Educação em GIS na América Latina. Com o tema “Buscando sinergias dentro da América Latina para a educação em Sistemas de Informação Geográfica”, o evento contou com a presença de várias autoridades de ensino na área de GIS, entre eles Josef Strobl, presidente mundial do programa Unigis.

Um projeto da Embrapa Monitoramento por Satélite, em parceria com o Gabinete de Segurança Institucional da Presidência da República, propõe uma plataforma de trabalho baseada em um sistema de monitoramento por satélite e cartografia digital da dinâmica de investimentos e de mudanças no uso e ocupação das terras no país, de modo a avaliar impactos sócio-econômicos e ambientais.

O Inpe deu início em março aos testes estruturais dos satélites Cbers-3 e 4, com lançamentos previstos para 2009 e 2011, respectivamente, com o objetivo de simular as condições de carga que atuam nos veículos. O projeto, a fabricação e os testes desse subsistema são de inteira responsabilidade do Brasil, que divide igualmente com a China o desenvolvimento dos Cbers-3 e 4. Para essa etapa, o Inpe contratou o consórcio Cenic/Fibraforte (CFF), que segue o projeto preliminar e os requisitos estabelecidos pelos Instituto.

Uma das principais dúvidas de participantes de listas e fóruns de discussão, na área de GIS, tem recaído sobre a compatibilidade entre o ArcGIS e o sistema operacional Windows Vista. O software ArcGIS 9.3, que será lançado pela Esri ainda este ano, contará com suporte total para o sistema operacional. Após o Service Pack 4 do ArcGIS 9.2, a Esri acrescentou suporte para o Vista em todos os produtos ArcGIS Desktop.

Imagens de satélite obtidas por meio do projeto Canasat, desenvolvido pelo Inpe, têm revelado a redução da queima de palha de cana-de-açúcar no Estado de São Paulo. Por meio de técnicas de sensoriamento remoto e geoprocessamento, a área cultivada é mapeada, fornecendo informações sobre a distribuição espacial da cultura de cana-de-açúcar. Os dados obtidos no projeto serviram de base para o Protocolo Agroambiental, que estabelece prazos para o fim das queimas nos canaviais em São Paulo e estipula ações de sustentabilidade ambiental.

O sistema Sanegeo, fruto da parceria entre o Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE) da cidade de Barretos e a Linedata Sistemas, está sendo implantado a partir de abril para dar início à integração de processos e com isso aprimorar a gestão empresarial na Autarquia. O Sanegeo será utilizado não somente como cadastro da topologia de redes de água, esgoto, topografia e clientes, mas também com a integração dos aplicativos de call center, gestão de ocorrências, manutenção, operação e manobra das redes de água, além da gestão espacial de inadimplência.