Acredita-se que o mapa surgiu quando os homens quiseram representar os seus limites espaciais de ocupação. Desde então, o usamos para demarcar os territórios, representar seus caminhos, analisar seu terreno e sua população. Recentemente, os mapas foram para a internet e celular, e hoje é comum usá-los para ver imagens aéreas, encontrar o restaurante mais próximo ou criar rotas. São diversas as situações que, com informações representadas em um mapa, podemos nos orientar e tomar decisões mais acertadas, com muito mais segurança.

Algumas dessas decisões são muito importantes, e podem definir uma liderança de mercado. As empresas precisam pensar em como atender melhor às suas demandas, conquistar clientes, otimizar processos, inovar. A visão geográfica é o melhor caminho para se destacar, pois permite enxergar as oportunidades do mercado de cima, como uma águia. Esta afirmação vale para empresas de diversos tipos e tamanhos, e com isso o mercado de geoinformação tem crescido e se segmentado para atender essas diferentes demandas.

GeomarketingHoje, o ramo imobiliário de São Paulo possui no mapa todos os prédios construídos, em construção e em lançamento, com detalhamento de planta do apartamento, nome de cada proprietário, valor de mercado, etc.. Trata-se de um grande banco de dados de edifícios, inserido no mapa de ruas, que também conta com imagens aéreas e setores de zoneamento, e vem sendo largamente usado por construtoras, imobiliárias, investidores e consumidores.

As empresas de produtos e serviços, como bancos, varejos e indústrias, usam informações de consumo detalhadas em nível micro para todo o Brasil, e são capazes de conhecer a sua participação de mercado dentro das cidades, para cada produto, em pequenas regiões. Isso lhes dá a oportunidade de agir em pontos específicos, com foco e eficiência. Para que essas empresas conheçam ainda mais o seu consumidor, foi lançada recentemente a segmentação sócio-demográfica da população brasileira, que classifica todos os habitantes do Brasil e dá uma visão única do consumidor aos profissionais de marketing. Esse produto permite, por exemplo, identificar as famílias com dinheiro para ter uma TV de plasma, ou as pessoas que vivem sozinhas e costumam comer fora com freqüência.

O consumidor, por outro lado, também pode ir atrás das empresas, pois tem acesso ao endereço de qualquer comércio ou serviço que desejar, próximo de onde está. Trata-se de um sistema unificado, que informa os pontos de presença de grandes redes e franquias a qualquer pessoa que precisar, via internet ou celular, informando apenas o CEP do seu local de origem. Mas ainda tem muito mais. Nas próximas edições vamos explicar em detalhes as geoinformações de maior valor do mercado.

Inteligência Espacial

A Multispectral faz parte da evolução e segmentação do mercado de geoinformação. Há cinco anos cria soluções inovadoras e empresas especializadas para atender mercados específicos, e ao mesmo tempo mantém seu foco na produção e atualização do melhor acervo de mapas do Brasil.

Para conhecer nossas empresas, acesse:

www.cognatis.com.br  – Informação e tecnologia Geo para marketing
www.geoimovel.com.br  – Informação e tecnologia Geo para o mercado imobiliário
www.geoportal.com.br – Tecnologia Geo para GPS/OLM e prefeituras
www.multispectral.com.br  – Mapas digitais inteligentes, fotos aéreas e tecnologias
www.smartgeo.com.br  – Pontos de presença no celular e internet