Um mundo virtual do tipo Matrix pode se realizar em poucos anos. Pelo menos é isso o que o norte-americano Michael McGuigan, do Laboratório Nacional Brookhaven, pensa sobre mundos imersivos tridimensionais. Segundo ele, os supercomputadores estão se aproximando da capacidade de criar realidades virtuais como nos filmes de ficção científica.

Segundo McGuigan, mundos virtuais que poderão ser confundidos com o mundo real estão a apenas alguns anos de se realizarem. Para chegar a esse estágio seria preciso associar o fotorrealismo que já existe a programas capazes de renderizar imagens com uma taxa de atualização de 30 quadros por segundo.

Com esse conceito, McGuigan chegou a resultados sobre o poder de processamento necessário para a renderização dos mundos virtuais em tempo real. O valor ficaria acima de um petaflop, o que equivale a 1.000 teraflops. Ou seja, 10 vezes mais do que os computadores atuais.

Planetário Second LifePlanetário no Second Life

O Second Life – pelo menos por enquanto – não é um globo virtual como o Google Earth ou o Microsoft Virtual Earth, mas sim um espaço tridimensional criado livremente pelos usuários. Qualquer avatar – que é como os habitantes do Second Life são chamados – pode criar globos ou planetários dentro do simulador.

Um exemplo é o planetário virtual criado pelo sueco Magnus Zeisig, um dos principais programadores do Second Life. No local criado por Zeisig, pode-se navegar em mapas 3D e também entre estrelas e galáxias, além de pesquisar e explorar bases de dados de planetas, satélites e asteróides.

Augi Portugal

O Grupo Internacional de Usuários Autodesk (Augi, na sigla em inglês) acaba de anunciar o lançamento oficial da comunidade em Portugal.

O Augi Portugal foi especialmente criado para proporcionar aos usuários portugueses de produtos da Autodesk a troca de experiências entre colegas, o encaminhamento de informações e sugestões para as equipes de desenvolvimento e adequação dos produtos, a realização e colaboração em eventos na área, o estabelecimento de novas relações entre colegas e o desenvolvimento de novas oportunidades profissionais.

Conheça o grupo Augi Portugal em http://augipt.augi.com/join/join.asp.

GeoPoetas

O blog GeoPoetas é editado por um pequeno grupo de jovens geógrafos de Coimbra, Portugal, com o objetivo de compartilhar algumas das memórias do tempo de graduação e colocar em debate temas sobre a geografia.

Editado por Tatiana Pires, Carlos Silveira e Luís Silveira, o blog se concentra nas áreas de meio-ambiente, biocombustíveis, gestão territorial, riscos naturais e tecnológicos, desenvolvimento sustentável e ensino.

Acesse http://geopoetas.blogspot.com e conheça os geopoetas.

TendersInfo

O site TendersInfo oferece informação sobre concorrências e licitações em todo o mundo, e conta com um serviço específico de envio de informações sobre oportunidades na área de Sistemas de Informações Geográficas.

O Portal MundoGEO testou o serviço no mês de março, e recebeu o informativo com licitações em países distintos, como Bolívia, Austrália e Cazaquistão.

Acesse www.tendersinfo.com e fique por dentro das oportunidades globais em geotecnologias.