O satélite japonês ALOS (Advanced Land Observing Satellite), lançado em janeiro de 2006 pela JAXA (Agência Espacial Japonesa), tem a missão de prover dados para aplicações principalmente em:

Mapeamento de uso e cobertura do solo;

Florestas;

Agricultura;

Monitoramento e prevenção de desastres naturais;

Oceanografia;

Pesquisas minerais;

Cartografia.

O ALOS está equipado com três sensores imageadores, são eles:

PRISM – Panchromatic Remote-sensing Instrument for Stereo Mapping – esse sensor oferece imagens pancromáticas com 2,5m de resolução espacial e é capaz de gerar imagens estereoscópicas para extração de DEM (Modelo Digital de Elevação);

AVNIR-2 – Advanced Visible and Near-Infrared Radiometer – Tipo 2 – esse sensor opera na faixa do visível e do infra-vermelho próximo e é capaz de gerar imagens com 10 m de resolução espacial, sendo apropriado para realização de mapeamentos do terreno em escala moderada;

PALSAR – Phased Array L-band Synthetic Aperture Radar – é um radar de abertura sintética que, por não depender da energia solar e operar na faixa das microondas, pode obter imagens tanto durante o dia como à noite e livres de nuvens. Esse sensor é capaz de gerar imagens com 10 m de resolução espacial no modo “Fine”. No modo ScanSAR a resolução espacial é de 100 m.

Por apresentar uma excelente relação Custo x Benefício, a demanda por esses dados tem sido grande no Brasil. Porém, um dos maiores desafios dos usuários das imagens ALOS tem sido identificar a ferramenta adequada que permita a leitura e o processamento das imagens geradas pelos três sensores desse satélite de forma simples e rápida.

Nesse contexto, a PCI Geomatics, líder mundial em software de processamento de imagens, foi a primeira empresa a disponibilizar no mercado, através do software PCI Geomatica, um módulo específico para processamento total das imagens do ALOS.

A tecnologia de ortorretificação e correção geométrica do PCI Geomatica oferece aos usuários o poder de transformar imagens em dados de alta acurácia espacial, que podem ser integrados com outros dados geoespaciais em sistemas GIS. O módulo OrthoEngine ALOS do PCI Geomatica oferece suporte completo para correção dos três sensores do ALOS: PRISM, AVNIR-2 e PALSAR.

Modelos matemáticos foram desenvolvidos e implementados no PCI Geomatica para compensar as distorções geradas nas imagens no momento da captura pelo satélite e, dessa forma, produzir imagens ortorretificadas (Módulo OrthoEngine). As distorções são causadas pelo deslocamento da plataforma (posição, velocidade e orientação do satélite), pelo sensor (orientação, tempo de integração e campo de visada), pela geometria da Terra (geóide, elipsóide e relevo) e pela projeção cartográfica (elipsóide).

O módulo ALOS do PCI Geomatica dá suporte aos seguintes formatos:

PRISM – Formato JAXA para os níveis 1A, 1B1 e 1B2R;

AVNIR-2 – Formato JAXA para os níveis 1A, 1B1 e 1B2R;

PALSAR – Formato ERSDAC para os níveis de imagens 1.5, 1.5 versão prolongada, 4.1 e 4.2; Formato JAXA para os níveis 1.5.

Os modelos matemáticos do OrthoEngine ALOS permitem:

Calcular a posição e a orientação dos sensores no momento de captura das imagens;

Corrigir com acurácia as distorções existentes em uma imagem;

Aplicar GCPs e tie points, em combinação com as informações de geometria dos sensores, para calcular o melhor ajuste das imagens em um projeto.

No Brasil, a Threetek é a única empresa que possui 13 anos de experiência em distribuição e processamento de imagens RADAR, incluindo a utilização do OrthoEngine do PCI Geomatica. E a ortorretificação das imagens do sensor SAR do ALOS (PALSAR), por exemplo, é realizada com simplicidade no OrthoEngine ALOS. Todas as etapas de ortorretificação são definidas em um diagrama de ações para processamento em Batch (lote). Métodos como Vizinho mais Próximo, Interpolação Bilinear, Convolução Cúbica, entre outros, estão disponíveis e são aplicados em conjunto com um Modelo Digital de Elevação (DEM) da área do projeto no processo de ortorretificação.

Outros algoritmos de processamento de imagens SAR estão disponíveis no PCI Geomatica, como por exemplo o Módulo de Extração de DEM a partir de imagens RADAR (Radar DEM). Esse módulo permite a geração de pares epipolares e a extração de DEM em Batch, georreferenciamento de DEM e geração de DEM absoluto e relativo. Cabe lembrar que a extração de DEM somente é possível a partir de imagens estéreo.

Angela França
Desenvolvimento de Negócios
Threetek Soluções em Geomática
angela@threetek.com.br