Em 27 e 28 de março, o Centro de Informação do Galileo para a América Latina (GIC) organizou com sucesso o primeiro Ponto de Encontro Galileo para Indústrias, na Câmara Argentina de Comércio, em Buenos Aires. O encontro foi realizado no âmbito das atividades do GIC, que apóia desde 2005 ações internacionais de pesquisa e desenvolvimento, com participação da Autoridade Européia Supervisora de GNSS (GSA).

Cooperação

As atividades de cooperação internacional são consideradas chave para obter os benefícios globais dos sistemas Galileo e Egnos. O desafio para os próximos anos é apoiar as indústrias locais na identificação das necessidades regionais e fomentar o desenvolvimento do mercado de aplicações.

Neste contexto, foi realizado o Ponto de Encontro Galileo para a Indústria, idealizado para incentivar a cooperação internacional e estimular perspectivas de trabalho conjunto a longo prazo nos programas europeus de GNSS. Supervisionado pela GSA, representada pelo Dr. Daniel Ludwig, o evento teve mais de 60 participantes dos setores privado, organizações de pesquisa e instituições públicas e governamentais.

Ponto de Encontro Galileo

Primeiro dia

Durante o primeiro dia, as últimas notícias sobre os programas Galileo e Egnos, e os correspondentes passos que estão por vir, foram apresentados pela GSA. Depois, as diferentes iniciativas nacionais em GNSS foram apresentadas em distintos níveis governamentais.

As principais novidades das atividades internacionais em progresso na região também foram apresentadas, através do Consórcio Latino e o seu Centro de Informação do Galileo, e do Consórcio Celeste que apóia o plano regional de GNSS, a introdução dos Serviços do Galileo e a implementação da infraestrutura do projeto fLAre, para demonstração de sistemas de navegação.

Segundo dia

O segundo dia foi dedicado a mesas redondas para a indústria, em aplicações específicas de GNSS. Discussões e debates foram abertos sobre LBS, meio-ambiente, transporte e receptores profissionais, liderados pelos mais importantes atores nacionais da área, as empresas Telespazio Argentina, Tesacom, Localizar-T, GeoSystems e American Tracer.

Todas as apresentações estão disponíveis no Centro de Informação do Galileo.