A implantação de projetos de rodovias é, talvez, um dos mais desafiadores e belos trabalhos de topografia. Pouco difundida, a prática fica restrita a poucos profissionais, em geral especializados na área. A Leica Geosystems, com o intuito de tornar esse ambiente mais acessível, sempre trabalhou no desenvolvimento de ferramentas embarcadas nos receptores e Estações Totais (TPS), que facilitam o trabalho dos usuários e ampliam o portfólio de seus serviços oferecidos. Assim, foi desenvolvido o programa aplicativo RoadRunner, disponível para o System 1200 (GPS e TPS possuem exatamente o mesmo programa) e para o GPS900CS.
O RoadRunner é uma solução completa para implantação e verificação de todos os tipos de alinhamentos: rodovias, dutos, pistas de aeroportos, ferrovias e túneis. Permite o uso e a visualização dos dados gerados em diversos softwares de projetos viários, por meio de um programa de conversão para utilização direta no GPS1200, TPS1200 e GPS900CS. O fluxo de dados é contínuo, a partir de diversos programas CAD, e é totalmente compatível com o formato LandXML da Autodesk para o projeto de estradas. Essa importação permite ainda que o trabalho seja dividido entre as equipes de campo.
Com o RoadRunner, todas as tarefas são possíveis, incluindo alinhamentos (de eixos, por exemplo), greides, inclinações (superfície da estrada, taludes e terraplenagem, por exemplo) e implantação de DTM. Sua estrutura baseia-se no moderno conceito das stringlines, que são linhas de junção entre seções transversais e representam o projeto da via, de forma mais adequada do que outros programas que baseiam-se somente nas seções transversais. O uso das stringlines permite lidar com projetos complexos, mas também trabalhar com projetos mais simples. Programas baseados em seções transversais podem apresentar problemas na interpretação de certos alinhamentos, especialmente nas curvas. A principal vantagem do uso de stringlines é que os dados importados de um sistema CAD já são gerados dessa forma, sem contar que é possível transformar as informações em quaisquer seções transversais desejadas, sendo que o contrário não é possível.
Os dados podem ser transferidos diretamente dos principais programas para os cartões de memória CompactFlash utilizados no System 1200 e GPS900CS (não é necessária qualquer reconstrução do projeto). Pode-se utilizar o que for mais adequado para o trabalho, e introduzir o cartão CompactFlash com os dados do projeto no instrumento que se deseje utilizar. Para mudar entre GPS e TPS, basta instalar o cartão no outro instrumento.
Com a tela gráfica de implantação (igual à do System 1200 e GPS900CS), o trabalho é mais rápido e mais fácil com o RoadRunner. Também permite ver sua posição, relativa à seção transversal, na estaca exata a ser implantada. A estaca e o offset também são mostrados conforme se move, e os gráficos e valores são sempre atualizados.
Com o auxílio da ferramenta “Vias de Transporte”, do RoadRunner, é possível realizar alterações rápidas nos alinhamentos em campo, como por exemplo se forem confrontados com obstruções inesperadas. O programa permite introduzir alinhamentos manualmente, obtidos dos desenhos, ou ainda realizar pequenas alterações.
A WILD Comercial traz para o Brasil as novidades da Leica Geosystems e está pronta para fornecer um suporte técnico de qualidade e para demonstrar que adaptar-se ao RoadRunner é muito fácil. Se você está, de alguma forma, envolvido com implantações ou verificações de quaisquer alinhamentos e gostaria de fazê-lo com maior produtividade em campo, entre em contato conosco para mais detalhes.
Gustavo Cruz da Silveira
Engenheiro cartógrafo
Coordenador técnico
WILD Comercial
gustavo@wildcomercial.com.br
Fernando César Dias Ribeiro
Engenheiro civil
Gerente de produtos
WILD Comercial
fribeiro@wildcomercial.com.br