A popularização do acesso a informações geográficas na Web tem incentivado um número cada vez maior de usuários a publicar dados corporativos em ambiente WebGIS em suas empresas. Para atender a essa demanda, os profissionais de TI têm procurado, no mercado, soluções WebGIS que atendam às necessidades desses usuários, mas que também se adeqüem às regras particulares de uso da infraestrutura atual das empresas. No entanto, são vários os desafios a serem vencidos:

– O acesso a dados disponíveis em servidores internos e/ou externos com o mínimo de impacto na rede local;

– A difusão segura para um grande número de usuários;

– A disponibilização de interfaces adaptadas às necessidades da empresa;

– O acesso a dados criados por diversos sistemas de informação (geográficos ou não) da empresa, ou apenas utilizados por ela.

O JMap, desenvolvido pela empresa Canadense Kheops e distribuído com exclusividade no Brasil pela Threetek Soluções em Geomática, se apresenta como uma alternativa diferenciada no mercado. O JMap é uma solução espacial distribuída aberta, 100% Java, para a qual é possível: escolher o servidor (Windows, Linux, Unix, Mac OS X), bem como o formato digital dos dados (formatos correntes lidos sem conversão); conectar-se a servidores de mapas padrão Open GIS Consortium (OGC); escolher o banco de dados relacional (acesso a bancos compatíveis com ODBC, JDBC), além de suportar navegadores Web padrão sem instalação específica (clientes Web e Ajax); e permitir acesso remoto através de equipamentos móveis ou outros equipamentos que suportem aplicações Java.

JMap

Aproveitamento de infraestrutura Kheops

Como sua arquitetura de servidor é escalonável, com o JMap é possível escolher quando e como crescer. Além disso, o aproveitamento de hardware existente é total para a publicação de dados. O JMap é facilmente integrado aos servidores web disponíveis no mercado (Apache, IIS, entre outros).

Com o JMap é possível difundir dados georreferenciados criados por diversos sistemas de informação via aplicações interativas, por meio de redes públicas, corporativas e móveis, com forte integração aos sistemas legados, sem necessidade de substituição dos mesmos. Outro ponto relevante é a integração do JMap à infraestrutura de segurança existente da empresa. Integração é a palavra de ordem dessa solução.

Administração

O JMap WebAdmin é a interface de administração do JMap, que permite a rápida publicação e atualização de dados através de uma interface 100% HTML, fácil de gerenciar e extremamente intuitiva, o que possibilita que seja manipulada tanto por profissionais da área de geoprocessamento quanto de TI.

Desenvolvimento

Para os desenvolvedores de software, o JMap SDK, ferramenta de desenvolvimento do JMap, possui todo o material necessário para o incremento das funcionalidades originais do sistema, bem como a total adequação deste aos processos dos usuários. Não importa se a adequação é necessária no lado do servidor ou do cliente, o JMap permite ao desenvolvedor escolher como personalizar e onde fazer.

O JMap já traz muitas funcionalidades de um GIS desktop para o navegador internet: visualização do mapa com zoom e movimentação eficazes; estilo das camadas vinculado à escala de representação; etiquetagem dinâmica dos objetos; interação com o mouse para seleção de objetos, navegação e dicas; instrumentos de medida; análise temática dos dados, entre outras.

Extensões

O JMap possui diversas extensões, tais como:

– Solap (Spatial Online Analytical Processing) que permite explorar em tempo real mapas, tabelas e diagramas estatísticos em várias dimensões, níveis de detalhamento, épocas e medidas;

– Networking para confecção e análise de rotas;

– Geocoding para geocodificação e serviços de localização; e

– Collaboration para colaboração entre usuários remotos, que durante a execução de um projeto podem trocar anotações e desenhos no próprio mapa, via Web.

Diversas soluções foram desenvolvidas para diferentes áreas utilizando o JMap: gestão de território e de infraestrutura; geo-fence (controle de perímetro para monitoramento de equipamentos ou pessoas, com envio de alarme quando fora dos limites permitidos); telecomunicações, transporte inteligente, saúde pública e geomarketing, entre outras.

Para saber mais sobre como o JMap pode ajudar a sua empresa a publicar seus dados em ambiente geográfico, de forma simples e rápida, entre em contato conosco.

Anderson Ramos
Gerente de GeoTI
Threetek Soluções em Geomática
anderson@threetek.com.br
www.threetek.com.br