A internet segue em uma linha de mudanças com uma rapidez desenfreada, permitindo o que as empresas mais buscam: a inovação. Assim, estamos entrando em uma nova era da web, a chamada Web 3.0, que irá revolucionar os meios de comunicação com as redes de relacionamento.

O mercado atual de geoprocessamento/geolocalização está focado no posicionamento de pessoas, eventos ou locais e correlaciona-os em áreas como buscas de endereços com informações de locais próximos ou rastreamento de veículos, garantindo maior segurança e exibições de locais e de informações sobre suas imediações.

O futuro da geolocalização começa a tomar forma a partir da inserção de mais dispositivos dotados de capacidades de produzir informações de localização geográfica, abrindo assim um novo leque de possibilidades para a área. O aparecimento dos serviços de location-based mobile social networking, oferecidos por sites como OndeEstou (www.ondeestou.com.br), GyPSii (www.gypsii.com) e Loopt (www.loopt.com) fazem parte desse novo mundo virtual e estão modificando o conceito das redes sociais.

Seus amigos estarão mais próximos de você quando vocês estiverem móveis. O encontro face a face começa a ser facilitado com a mobilidade da comunidade, e as pessoas são alertadas em tempo real da proximidade de seus amigos, o que é uma das dificuldades nas redes sociais atuais pela falta da informação da proximidade das pessoas. O crescimento do conteúdo gerado pelo usuário, por meio das facilidades das aplicações mobile, aumenta a quantidade de informações vindas dos mais diversos locais, que os críticos profissionais não seriam capazes de levantar sozinhos. Usuários com afinidades semelhantes às suas deixam reviews, trocam recomendações, mostram fotos dos locais e dão notas, bem ao estilo Long Tail, da Amazon, mas para locais do mundo real.

Quando você está navegando na internet, em um computador localizado na sua casa ou no trabalho, está acessando informações sobre eventos passados, ou informações em tempo real sobre eventos que estão ocorrendo em outras localidades. Em contrapartida, com o celular você pode interagir com a internet e participar dos eventos em tempo real, capturando imagens, escrevendo comentários e compartilhando essas informações com outros usuários. O celular passa a enriquecer as interações sociais entre as pessoas. Porém, o coração dessa mobilidade não é o movimento, e sim o contexto que ele traz. Quando adicionamos esse conhecimento do contexto nas aplicações, aumentamos a sua complexidade, mas ao mesmo tempo adicionamos inúmeras possibilidades. Isso implica ainda mais na contextualização da Web 3.0, que traz transparência, autenticidade, navegabilidade, velocidade de informação e inovação aos meios de comunicação.

As mudanças no mercado serão completas a partir do momento que o acesso à transmissão de dados por dispositivos móveis tornar-se acessível. Operadoras de celular no Brasil estão caminhando nessa direção ao implementarem redes de acesso 3G com mais abrangência. Mas isso ainda se projeta em um futuro de médio prazo para ser mais bem adotado pela população em geral. Os novos celulares 3G usarão intensamente os chips GPS, abandonando a triangulação de antenas ERB para a geração de mapas on-line.

Câmeras que marcam fotos com as coordenadas do local fotografado; celulares com sistemas GPS para localização imediata; carros localizados por meio de rastreamento e outros métodos ainda a serem implementados, como o chip de monitoramento que a prefeitura de São Paulo planeja adotar em larga escala nos próximos anos, formam uma parte da nova abrangência da geolocalização. A partir disso, vivenciamos um novo modelo de informação, que nos leva de um conhecimento a outro pelos diversos meios que possibilitam uma agregação das ferramentas.

Hoje, os usuários que não possuíam contato com os Sistemas de Informação Geográfica (GIS) já conhecem essas aplicações, que misturam as imagens de satélites e GPS, por meio dos milhares de mapas espalhados pela internet.

Rafael SiqueiraRafael Siqueira
Formado em engenharia mecatrônica pela Poli/USP
CTO do Apontador MapLink (www.apontador.com.br/www.maplink.com.br)
rafael.siqueira@lbslocal.com