O mercado brasileiro de mapeamento agora pode contar com o que há de mais moderno e preciso no mundo. A Aeroimagem Aerofotogrametria S/A acaba de receber dois sensores aerotransportáveis – a ADS80, uma câmara de imageamento digital e o ALS60, um escaner para perfilamento a laser, ambos da suíça Leica Geosystems.

Os modelos são inéditos no Brasil e o aparato coloca a Aeroimagem na vanguarda da inovação tecnológica em mapeamento, com aplicações em setores que necessitem precisão cartográfica e confiabilidade da informação espacializada.

A ADS80 é uma câmara aerofotogramétrica digital de alta resolução, que gera imagens contínuas ao longo das faixas de vôo. Possui sete sensores lineares multiespectrais que produzem visadas simultâneas, a vante, vertical e a ré. As visadas a vante e a ré operam sensores pancromáticos (P&B) e a visada vertical possui três sensores coloridos (RGB), um pancromático (P&B) e um infravermelho próximo.

Imagem de intensidade
Imagem de intensidade – área rural

A câmara opera integrada ao Leica IPAS20 – Sistema Avançado de Posicionamento Inercial & Atitude, que possibilita o georreferenciamento direto das imagens, reduzindo a necessidade de pontos de controle de campo e o tempo de produção.

As imagens digitais resultantes têm resolução de 5 cm no terreno, dependendo da configuração usada na coleta, superando em muito as imagens de satélite disponíveis dos principais sensores orbitais comerciais do mercado, com a vantagem de não depender de programações e órbitas espaciais.

Já o ALS60 é um perfilador a laser aerotransportado para a produção de modelos tridimensionais de alta densidade. O sistema inercial e o receptor GPS integrados, associados ao pós-processamento da nuvem de pontos coletada pelo sensor, permitem definir as coordenadas tridimensionais dos pontos.

O ALS60 opera com freqüência de 200kHz, ou seja, 200.000 pontos por segundo atingem o terreno e as superfícies a serem mapeadas. A tecnologia multipulso – ou Multiple Pulses in Air (MPiA) – aumenta a performance do sistema duplicando a taxa de pulsos – um novo pulso é disparado antes que o anterior retorne ao sensor, característica inédita no mercado.

Ortofoto
Ortofoto digital – área urbana – escala 1:1.000

Mapa hipsométrico
Mapa hipsométrico a partir de perfilamento a Laser Aerotransportado

Profissionais de áreas como meio ambiente, obras de engenharia, petróleo e gás, mineração, energia elétrica, gestão de cidades, florestal, transportes e recursos hídricos têm agora maior nível de detalhamento de informação.

Seus sistemas de informação geográfica agora podem ser abastecidos com plantas plani-altimétricas digitais, ortofotos, modelos tridimensionais de terreno e superfície, curvas de nível, imagens de intensidade e mapas hipsométricos com muito mais agilidade e precisão.

Aeroimagem Aerofotogrametria S/A
info@aeroimagem.com / www.aeroimagem.com
55 41 3356-1312