A novidade sobre a web 3.0 ou internet geográfica, nos últimos dias, foi um relatório que mostra que a Europa está bem posicionada para dar resposta à transição para a próxima fase da rede. A ligação à internet, disponível para os usuários europeus, está cada vez melhor e mais rápida. A banda larga cobre 70% da população rural dos 27 Estados-Membros da União Européia.

As novas aplicações tecnológicas exigem uma cobertura de internet completa, através da interação sem fios entre máquinas, veículos, aparelhos, sensores e outros dispositivos. O relatório divulgado no dia 29 de setembro mostra que os países europeus estão bem posicionados para tirar partido dessas oportunidades da banda larga, graças a um ambiente concorrencial e aberto aos investidores.

Do tridimensional para o 6D

Pesquisadores do MIT criaram um sistema super-realístico de projeção de imagens em seis dimensões. A capacidade de produzir sombras naturais e de realçar o brilho dos objetos, de acordo com a direção e a intensidade da iluminação, torna possível também a criação de imagens que variam ao longo do tempo, em resposta às alterações na luminosidade do ambiente, sem nenhum controle ativo e sem a necessidade de qualquer processamento.

Em vez de hologramas, que exigem raios laser, o sistema de projeção 6D utiliza o mesmo princípio encontrado em alguns tipos de cartões postais, nos quais uma série de lentes lineares e paralelas são construídas em um material plástico superposto a uma imagem, criando imagens diferentes para cada olho e dando a sensação 3D. O mesmo princípio pode ser utilizado para criar imagens 4D, que dão a impressão de movimento.

O novo sistema 6D acrescenta a esse princípio uma série de camadas adicionais de lentes para criar duas novas dimensões de movimento. Assim, a imagem altera-se não apenas com a mudança da posição de quem olha para ela, mas também com a direção da iluminação.

Comunidade GeoServer-BR

Os entusiastas do GeoServer no Brasil têm um espaço para debater os detalhes e as novidades sobre o software. O grupo do Yahoo dedicado exclusivamente ao GeoServer pode ser acessado em http://tech.groups.yahoo.com/group/geoserver.

O GeoServer é um software livre, mantido pelo Open Planning Project, que permite o desenvolvimento de soluções de web mapping, integrando diversos repositórios de dados geográficos com simplicidade e alta performance. O GeoServer é um servidor de Web Map Service (WMS), Web Feature Service-Transaction (WFS-T) e de Web Coverage Service (WCS) que segue as especificações da Open Geospatial Consortium (OGC). O foco do GeoServer é facilitar o uso e suporte para os padrões abertos, a fim de permitir o rápido compartilhamento de informações geoespaciais de uma maneira interoperável.

Portal InfoGPSonline inaugura lista de discussão

O portal InfoGPSonline inaugurou, no final de setembro, a Lista de Discussão InfoGPS, onde você pode trocar idéias, solucionar dúvidas, compartilhar experiências e ainda conhecer pessoas das áreas de localização, GPS, AVL, LBS, navegadores, rastreamento e roteirização.

Com o objetivo de reunir o maior número de pessoas para discutir assuntos profissionais e também curiosidades, com diversos profissionais de vários setores, a lista passa a ser mais uma ferramenta  para a integração da comunidade.

Para criar um histórico com a troca de informações e facilitar a resolução das dúvidas, as mensagens trocadas através da Lista serão publicadas também no Fórum de Discussão InfoGPS.

Para participar, basta informar o seu e-mail na página http://infogpsonline.uol.com.br/lista-discussao.php. Depois de inscrever-se, para interagir com os demais listeiros é só enviar um e-mail para lista@infogps.com.br

Por Eduardo Freitas Oliveira