Entre os dias 30 de setembro e 2 de outubro de 2008, a cidade de Bremen, no norte da Alemanha, recebeu a maior feira de geodésia e geoinformação do mundo. Foram mais de 500 expositores que apresentaram aos visitantes as principais novidades do segmento, principalmente produtos e serviços. A expectativa era de receber aproximadamente 10 mil visitantes, mas a feira superou de longe esse número, alcançando expressivos 15 mil, vindos de todos os cantos do mundo.

Intergeo

Nos 24 mil metros quadrados da feira, empresas globais estiveram presentes, como Esri, Leica, Topcon, Trimble, Sokkia, Autodesk, entre outros. Além delas, um grande número de companhias européias, principalmente alemãs, e associações locais, apresentaram produtos, serviços e pesquisas aos visitantes. E esse montante de expositores tornou o evento muito rico em novidades e também no lugar ideal para fazer negócios.

Os organizadores do Intergeo ficaram bastante satisfeitos com a quantidade de visitantes e expositores, principalmente de estrangeiros. “O número de visitantes de fora da Alemanha ficou perto dos 20% e o número de empresas não alemãs chegou a 30%. Isso mostra o crescimento e a visibilidade internacional do evento”, disse Olaf Freier, diretor de projetos do Intergeo e a CEO da Hinte GmbH, empresa que organiza o evento.

Intergeo 2008

De acordo com uma pesquisa realizada pela empresa Gelszus Messe-Marktforschung, encomendada pela organização da feira, mais de 75% dos visitantes foram ao Intergeo com a intenção de fechar negócios e esperaram o evento para decidir quais investimentos fariam. E 25% dos visitantes disseram que não tinham planos de compras, mas acabaram fechando negócios após verem os produtos e serviços oferecidos pelos expositores.

Além de estar por dentro do que acontece no mundo da geoinformação, os visitantes também tiveram a oportunidade de reunir informações técnicas e tendências através de contatos feitos durante a feira. “É claro que existe também negócios entre especialistas da indústria, não necessariamente com empresas. E justamente esses contatos pessoais foram muito importantes para o sucesso do Intergeo”, complementou Freier.

Isso torna o Intergeo um evento crucial para os tomadores de decisões. E por essa razão que os expositores também vêem tal oportunidade como fundamental para realizar nossos negócios e mostrar ao mercado o que têm de novidades. “O Intergeo sempre tem papel chave nos planos de marketing da Leica. A maioria dos produtos são apresentados primeiramente no Intergeo”, comentou Petra Wagner, diretora de marketing da Leica Geosystems.

A Magellan também considera o Intergeo o principal evento para participar. Para a diretora Claire Geffroy, o evento recebe um grande número de tomadores de decisões e isso é essencial para definir o sucesso de determinados produtos. E além da Magellan, quase 83% dos expositores que participaram da feira em Bremen pretendem participar na edição de 2009.

A vocação do Intergeo é a feira, mas também passou a dar mais atenção a discussões importantes para o segmento de geoinformação por meio de um congresso que aconteceu paralelamente. O tema que norteou as palestras e debates deste ano foi o meio ambiente e como os dados geográficos são fundamentais para auxiliar em sua preservação.

As discussões acabaram extrapolando os assuntos que são normalmente temas em congressos da área. Houve uma aproximação com segmentos que permeiam a geoinformação, como meio ambiente, sistemas de navegação, gerenciamento de desastres e criação de infra-estruturas de dados espaciais. Para Hagen Graeff, presidente da Sociedade Alemã para Geodésia, Geoinformação e Gerenciamento de Terras (DVW, na sigla em alemão), o congresso do Intergeo mostrou como a indústria tem se desenvolvido e partido para outras áreas. “O evento está incorporando diversas áreas para poder ser capaz de enfrentar os desafios que estão sendo colocados à prova pela sociedade”, disse.

Se o Intergeo 2008 foi um sucesso para expositores e visitantes, a tendência é que a próxima edição seja ainda maior e com mais empresas e pessoas circulando pelos corredores e pavilhões. E já tem data marcada para acontecer. O próximo Intergeo será realizado na cidade de Karlsruhe, no sudoeste da Alemanha, próximo a Stuttgart, entre os dias 22 e 24 de setembro de 2009.

Por Gustavo Ribeiro