A topografia está presente nas obras de engenharia, agricultura e arquitetura, nas quais se necessita da representação gráfica do terreno ou superfície. Encontramos serviços topográficos em áreas de suma importância na nossa vida, tais como:
– Construção civil (locação de casas e prédios);
– Urbanização (implantação de plano diretor de regiões metropolitanas, sistemas viários, eletrificação, saneamento, abastecimento de água, rede telefônica, rede de drenagens pluviais, levantamento e locação de loteamentos novos);
– Superestruturas (construção de barragens, pontes, viadutos, rodovias, ferrovias, hidrovias e outras);
– Mineração (controle de estoque de pilhas de minérios, taludamento e reflorestamento);
– Agricultura (cadastramento de áreas cultivadas, implantação de projetos de curvas de nível, drenagens e irrigações);
– Hidrovias (locação de rotas comerciais em rios como o São Francisco, Amazonas, Tietê, através da sinalização com o emplacamento, transposição de águas e locação de bóias cegas);
– Silvicultura (reflorestamento e florestamento, reservas florestais);
– Demandas judiciais em questões de terras.

A atividade dos topógrafos teve seu momento maior por ocasião das construções da malha rodoviárias e das grandes hidrelétricas, em um tempo onde não havia presença de equipamentos eletrônicos e tudo era anotado em cadernetas, específicas, ponto por ponto, através de croquis e informações cadastrais.

Com o invento dos distanciômetros e, mais adiante, das estações totais, o topógrafo se viu na necessidade de se aprimorar ainda mais. Apesar de tudo se resumir em “apertar botões” e praticamente não haver quase nada a anotar, ainda assim era importante a experiência adquirida ao longo do tempo.

Esses aparelhos vieram para dar alento ao mercado brasileiro, pois trouxeram uma verdadeira revolução em todos os setores. Tanto no campo como nos escritórios, o tempo ficou reduzidíssimo e grandes projetos tornaram-se realidade. Com isso, a figura do topógrafo cresceu ainda mais dentro do cenário, pois trouxe com ele a bagagem de anos vividos nos mais diversos segmentos da área.

Com o trio GPS, topografia e lei 10.267 de 2001, que obriga o georreferenciamento de imóveis rurais, uma parcela de topógrafos migrou para essa área, principalmente os agrimensores, pelo fato de possuírem o registro no Crea, que os credencia para assinar os levantamentos junto aos Cartórios de Ofício, uma ferramenta do governo para evitar a grilagem de terras.

Topografia moderna

A evolução instrumental, aliada aos avanços tecnológicos em geral, principalmente na área da informática, permitiu o aparecimento de novas teorias e técnicas que estão transformando completamente a área de mensuração. Os desenvolvimentos em curso abrem perspectivas interessantes no que concerne à automatização da coleta e sistematização dos dados coletados, cálculos topométricos, edição gráfica do trabalho, gerenciamento das informações e apresentação dos resultados. Vem-se estabelecendo, dessa forma, um novo enfoque no que tange à atuação e formação dos profissionais envolvidos na área.

A “topografia moderna”, chamada de geomensura, exige a incorporação de conhecimentos tecnológicos. É óbvio que conhecer a teoria e os rudimentos da profissão é essencial, senão o trabalhador se tornaria um mero “apertador de botões”, como foi dito anteriormente. Mas a geomensura já nasceu com a Tecnologia da Informação (TI) atrelada a ela. A agrimensura passa por uma verdadeira mudança, pois os projetos estão se automatizando com a fusão da topografia com a TI , onde em um piscar dos olhos, verdadeiras maravilhas são apresentadas nos mapeamentos, e dados são trazidos à tona em uma velocidade em tempo real.

A geomensura é a área da atuação que trata das questões legais das propriedades territoriais. O profissional geomensor possui amplos conhecimentos jurídicos e das técnicas de medições (geodésia e topografia), além dos conhecimentos técnicos, sociais e de informática. A formação possui uma ligação muito grande com levantamento e mapeamento, integrando elementos como topografia, cartografia, hidrografia, geodésia e agrimensura com as novas tecnologias.

Os técnicos em geomensura atuam em empresas públicas ou privadas, e também como profissionais liberais nas mais diversas áreas, como projetos e locação de estradas, construção de obras de engenharia, levantamento topográfico, cadastramento, reflorestamento, construção de barragens, açudes, hidrovias e irrigação, telefonia, eletrificação, abastecimento de água, mineração e prospecção mineral, cartografia, aerolevantamentos e sensoriamento remoto, controle, fiscalização e preservação do meio ambiente.

Mas até onde a topografia pode nos levar, e onde será seu limite? A resposta é difícil, pois para muitos, hoje, passa um filme em suas cabeças que lhes mostra a figura brava e lutadora do topógrafo, subindo e descendo morro com os famosos T1 nas costas, suor no rosto e esforço colossal. A tarefa era realizada através de sinalização e muito “berro”, pois não havia rádios de comunicações.

A parcela desses bravos “soldados”, espalhada pelas seções técnicas e escritórios, é algo que transcende o natural e os coloca em um patamar ímpar. A topografia levou vários profissionais a lugares nunca imaginados por eles, correu Estados e continentes, trouxe alegrias e saudades de seus familiares, alguns faleceram em frente de canteiros de obras devido a acidentes de trabalhos.

Quando muitos teimam em não dar o devido respeito e reconhecimento pela profissão, ela vai assumindo na história um papel importantíssimo e obrigatório, ainda que silencioso, sem troféus, mas com a satisfação de cada um em saber que cumpriram seu dever e fizeram o melhor pelo progresso desta nação.

Sempre em rodas de discussão digo uma máxima: “topografia não se inventa e sim se faz”. Exemplo disso é o nosso patrono brasileiro, Rondon Pacheco, que mapeou inúmeros rios brasileiros. Ele não inventou nada, simplesmente aplicou a topografia no lombo de um burrinho, com as ferramentas que tinha a ciência da topografia.

Topógrafos, muito obrigado, do fundo do coração.

Edivaldo Lins Macedo
Administrador
Moderador do Fórum de Discussão TopografiaGeral e do Fórum Civil 3D da AUGI,
África Central, Guine Equatorial
edivaldo@emacedo.com.br