A utilização de soluções SIG em empresas concessionárias de serviços públicos, tais como energia elétrica, telecomunicações, saneamento e abastecimento de águas, avança para além dos tradicionais espaços relacionados com a engenharia e a operação, que constituem o ramo de negócio da empresa.

São destaques as iniciativas para dotar as soluções SIG com funcionalidades, máquinas de Estados, integrações e mobilidade, as quais permitem às empresas acompanhar a construção e a evolução da infra-estrutura que suporta a expansão dos negócios, não apenas sob a óptica da engenharia e operação, mas também sob o ponto de vista dos custos de manutenção, dos investimentos em obras civis, e na necessidade de acompanhar e monitorar o ciclo de vida dos projetos.

Esses avanços são conquistados com a evolução funcional das soluções e com um nível cada vez maior de integrações, em especial com sistemas ERP. Por conseqüência, as soluções SIG passam a ter maior presença no centro das decisões empresariais. A análise seguinte aborda a evolução das soluções SIG, sob a perspectiva das facilidades disponibilizadas ao longo do tempo para a gestão das obras e serviços de infra-estruturas.

Leia a íntegra do artigo sobre a geotecnologia em obras públicas.

Conheça as opções de assinatura das revistas InfoGEO e/ou InfoGNSS Geomática.