Nos dias 27 e 28 de novembro foi realizado, no Rio de Janeiro, o 1º Encontro Novaterra de Geotecnologias, evento que abrigou também o Prêmio Global Mapper 2008.

Foram 14 apresentações divididas entre palestras e estudos de casos de clientes e parceiros da Novaterra Geoprocessamento, além de debates sobre variados temas e áreas que se beneficiam diretamente das geotecnologias, entre elas meio ambiente, agronegócios, energia elétrica, mineração e transportes. Cerca de 130 pessoas passaram pelo espaço de eventos do Miramar Windsor Hotel.

Equipe Novaterra
Equipe Novaterra

Destaques

Durante a apresentação de Gilda Pessoa, da Cena Brasileira/Terra Nova, denominada “Levantamento socio-econômico para fins de negociação de relocação e reassentamento de populações afetadas por empreendimentos – diagnóstico e diálogo socio-ambiental para o COMPERJ e da UHE Santo Antônio (Rondônia)”, a palestrante comunicou que a empresa foi agraciada com o Prêmio Empreendedor Social. O Prêmio é uma iniciativa da Schwab Foundation, responsável pelo Fórum Econômico Mundial. A rodada de perguntas e esclarecimentos após a palestra de Gilda foi uma das mais produtivas do evento.

Na palestra “Imagens Alos para apoio à valorização de ativos fundiários”, proferida por Breno Felix, da Agrotools, o auditório, além de conhecer os resultados colhidos por aquela empresa com o uso das geotecnologias, também pode obter informações sobre o agronegócio no Brasil e no mundo, através de uma palestra muito bem estruturada e apresentada com conhecimento de causa.

Quando Diogo Barros e Giovani Junior, da Serra do Facão Energia, apresentaram o tema “Sistema de Informações Geográficas no gerenciamento de programas ambientais – UHE Serra do Facão (GO)”, o público pode, além de conhecer o projeto, discutir as vantagens da utilização do SIGWeb em grandes ambientes corporativos.

Palestra
Palestra

Merecem destaque também as apresentações de Marcela Godoy, da Kinross Mineração, intitulada “Uso das Imagens Palsar do satélite Alos na identificação de estruturas geológicas e mapeamento temático para mineração”, a palestra “Geoprocessamento aplicado ao monitoramento da cobertura vegetal do Estado do Rio de Janeiro”, apresentada por Andrea Franco do Instituto Estadual de Florestas (RJ) e “Avaliação multi-critério aplicada a estudos ambientais”, proferida por Carlos Jamel, sócio-fundador da Novaterra Geoprocessamento.

Prêmio Global MapperPrêmio Global Mapper 2008

Organizado pela Novaterra Geoprocessamento, juntamente com a Global Mapper LLC, o prêmio contou também com o apoio da Editora MundoGEO, UFRJ, UTFPR, URRJ e UFMG.

O vencedor foi o estudante do curso de bacharelado em geografia na Universidade Federal de Pernambuco, Tiago Henrique de Oliveira, que recebeu o primeiro prêmio com o trabalho “Elaboração de mapa de uso e ocupação da terra em 3D através do uso de imagem Cbers-2B HRC e SRTM para o maciço da Serra da Baixa Verde, Nordeste do Brasil”, com orientação dos professores Antonio Carlos de Barros Corrêa e Josiclêda Domiciano Galvíncio.

Destaque também para Vancler de Assis e Jefferson Pereira Caldas dos Santos, ambos da UERJ, que respectivamente ganharam o segundo e terceiro lugar.

A Editora MundoGEO esteve presente no evento a convite da empresa Novaterra.

Mais informações em
www.novaterrageo.com.br