Erdas, Topcon, RapidEye, Trimble e Navteq. O que estas marcas têm em comum? Executivos de cada uma delas estavam reunidos em um mesmo local, no início de março, debatendo as realizações de 2008 e as estratégias para 2009.

A empresa Santiago & Cintra realizou, entre 5 e 8 de março, a décima edição do encontro de distribuidores do mercado de geotecnologia. Com o lema "Fortalecendo Parcerias", o evento aconteceu na Praia do Forte, no litoral da Bahia.

Na ocasião, executivos de algumas das principais marcas do mercado mundial, além dos gerentes comerciais e operacionais da Santiago & Cintra, apresentaram novidades tecnológicas e estratégias para a rede de distribuidores de produtos e soluções da empresa.

X Encontro S&C (Foto: Jadson Walvinne)
X Encontro Santiago & Cintra

Um dos objetivos do encontro foi compartilhar as experiências dos resultados obtidos e comemorar as altas taxas de crescimento consolidado da Santiago & Cintra nos últimos anos.
Segundo Eduardo Oliveira, presidente da empresa, hoje são aproximadamente 160 pontos de venda e 40 distribuidores nas áreas de geomática e agricultura de precisão.

Geomática

A Santiago & Cintra representa com exclusividade no Brasil , duas das principais marcas de geomática no mundo: Topcon e Trimble. O presidente da Topcon, Ray O’Connor, afirmou com exclusividade à revista InfoGEO que o mercado das Américas representa em torno de 20 a 25% do mercado global de geomática. Para ele, o setor está em uma fase de desaceleração, mas o Brasil ainda encontra-se em uma situação privilegiada em relação a outros países. Para  O’Connor, o agronegócio ainda é um setor com margem para crescimento.

Para Ramón Morales, responsável da Trimble pelo mercado latino-americano, os países com maior crescimento na região têm sido o Brasil, o Chile e o Peru. Segundo Ramón, a empresa possui hoje o receptor de Sistemas Globais de Navegação por Satélites (GNSS) mais avançado do mundo no momento, o R8 GNSS.

GIS e imagens de satélites

As empresas RapidEye e Erdas apresentam novos conceitos ao mercado de imagens de satélites e gestão da informação geográfica  A  RapidEye  posiciona-se como um provedor de  soluções para monitoramento e detecção de mudanças, ao invés de um simples fornecedor de imagens de satélites. A  Erdas tem como lema "The Earth to Business", ou seja,  levar as informações geoespaciais para o mundo dos negócios dos seus usuários.

A Santiago & Cintra Consultoria, empresa fundada pela Santiago & Cintra e Intare, busca  representar um novo modelo de empresa no mercado nacional. Distribuidora da  RapidEye, Erdas e Navteq no Brasil atua nas áreas de sensoriamento remoto e Sistemas de Informações Geográficas (O objetivo da empresa é fornecer serviços diferenciados de consultoria, desenvolvimento e implementação de Soluções em Tecnologia Geoespacial e da Informação.
 
O diretor de marketing da RapidEye, Michael Prechtel, apresentou à InfoGEO os diferenciais dos satélites da companhia. Segundo ele, a missão da empresa é “detectar, compreender e interpretar mudanças ocorridas em qualquer lugar do mundo,num curto espaço de tempo, usando uma constelação de cinco satélites”, com capacidade de adquirir até  4,5 milhões de km2 de imagens  por dia . As principais aplicações dos dados obtidos com os satélites RapidEye são a identificação e análise da cobertura do solo e vegetação, monitoramento e detecção de mudanças, extração de feições e limites, e mapeamentos cartográficos .

Jairo Linares, gerente regional da Erdas para as Américas, afirmou que a empresa tem o objetivo inovar e agregar valor à concepção sobre a integração entre o geoprocessamento e a gestão de negócios.

30 anos

O encontro de distribuidores da S&C foi uma ação de fortalecimento de parcerias, criando um ambiente de atualização tecnológica dos profissionais envolvidos, discussão de políticas comerciais para 2009 e confraternização da equipe interna da empresa e sua rede de distribuidores. Comemorando 30 anos, a S&C tem hoje mais de 100 colaboradores diretos, sendo aproximadamente 50 engenheiros cartógrafos, agrimensores, agrônomos e civis, além de técnicos agrícolas, de estradas, minas e agrimensura.

A revista InfoGEO esteve presente no evento a convite da empresa Santiago & Cintra.

+Informações
www.santiagoecintra.com.br
www.santiagoecintraconsultoria.com.br