Quando fiz minhas aulas de topografia na Escola Técnica Federal do Rio de Janeiro, conheci o professor Nelson, naquela época o teodolito usado era o mais novo WILD utilizado, se eu não me engano um T1, porem o que mais me lembro das aulas não eram as cadernetas de campo que calculávamos e nem o nivelamento do teodolito, era a primeira aula do Nelson, ele dizia que não existia coisa mais importante na vida do que topografia. 

Todos os alunos caiam na gargalhada, como pode ser a topografia a coisa mais importante na vida? O Nelson dizia que sem topografia não íamos a lugar algum, não sairíamos de casa, não iríamos ao trabalho, não teríamos estradas, pontes e assim em diante.
 
Com certeza o Nelson “puxava brasa para a sua sardinha”, porem se não dermos importância para o nosso trabalho, quem dará? O Nelson era o melhor maqueteiro da escola, gostei tanto de topografia que parti para um curso de topografia na Sociedade Nacional de Agricultura – SNA, localizado no Bairro da Penha – Rio de Janeiro, e depois do curso técnico, me formei em professor de estradas, onde o Nelson foi novamente meu professor.
 
Acredito que o Nelson deve ter se aposentado, após vários trabalhos de topografia, porem são referencias que temos para a vida toda.
 
Hoje com estações totais e GPSs de precisão, será que continuamos dando valor a profissão até o patamar que o Nelson imaginava? Deixe seu comentário…
 
Para saber + :
CEFET –RJ
www.cefet-rj.br
WILD
www.wildcomercial.com.br
Sociedade Nacional de Agricultura – SNA
www.sna.agr.br