Trabalho algum tempo com geoprocessamento na área de energia e gostaria de citar duas pessoas que acredito que são as materializações da união em prol do bem comum do geoprocessamento no setor elétrico do Brasil.

O primeiro trabalha na Eletrobrás no Departamento de Meio Ambiente e vem de longa data, buscando a união das empresas públicas ligadas a Energia na área de geoprocessamento, que se chama Marcio Madeira. Participei de algumas tentativas dele e do grupo eletrobrás para que as empresas conversassem a mesma língua, alguns trabalhos do Marcio como o Banco de Metadados do Setor e a Mapoteca Digital de Unidades de Conservação Estaduais que tem um trabalho de “garimpar” pelas gestoras dos parques e de vários órgãos da união, são referencias que devemos seguir, talvez vamos ter a honra dele postar esse trabalho aqui no blog.
 
Outra pessoa que tenho em alta estima nem o conheço bem, nunca fui apresentado formalmente, o conheci em 2006 na Agencia Nacional do Seto Elétrico – ANEEL, no Primeiro Encontro Nacional de Geoprocessamento do Setor Elétrico em Brasília, que foi idealizado por ele mesmo, o Sr.Alcebíades.A Agencia é vista às vezes somente pelo trabalho de controladora e as pessoas desconhecem como na verdade, alguns profissionais estão ali para nos ajudar, que é o caso aqui. O Sr.Alcebíades criou o Sistema de Informação Geográfico do Setor Elétrico – SIGEL,site com as informações de vários órgãos e empresas que facilitam o nosso trabalho, fora que empresta o seu espaço(ANEEL) para a união do geoprocessamento no setor elétrico.
 
Bem se vocês não conhecem estes dois, está na hora de conhecê-los, eles vão mudar a maneira de ver o geoprocessamento no setor elétrico.
 
Para Saber + :
Agencia Nacional do Setor Elétrico – ANEEL
www.aneel.gov.br
SIGEL – ANEEL
www.aneel.gov.br/area.cfm?idArea=544&idPerfil=2
ELETROBRAS
www.eletrobras.com/elb/main.asp
ELETROBRAS MEIO AMBIENTE
www.eletrobras.com/elb/data/Pages/LUMISEB570026PTBRIE.htm