A Novaterra Geoprocessamento iniciou recentemente o uso dos satélites QuickBird e WorldView-1 em seus projetos, com apoio da DigitalGlobe, empresa proprietária dos sensores.

De acordo com Eduardo Paço, diretor comercial da Novaterra, os projetos de engenharia de redes e concessão ambiental, tanto em áreas urbanas como rurais, terão um salto significativo em perfomance na empresa com o início dos trabalhos diretamente com a DigitalGlobe. O acordo entre as duas empresas é sob a modalidade de "Engineering and Consulting Partner" onde a empresa americana reconheceu nos últimos meses o valor agregado que a Novaterra vem trazendo para os seus produtos, principalmente relacionados à geração de energia e de linhas de transmissão por todo o país. “Um dos projetos da Novaterra, atualmente, conta com o monitoramento de 10 mil quilômetros quadrados de imagens do satélite QuickBird e a revisita do WorldView-2 no próximo ano”, complementa Paço.

WorldView-2

O satélite WorldView-2, com lançamento previsto para outubro deste ano, possuirá resolução espacial de 50 centímetros e capacidade de aquisição de imagens com oito bandas multiespectrais, permitindo uma melhor identificação de objetos e feições. Adicionalmente, esse satélite terá grande capacidade de aquisição de dados e coleta de imagens em curto intervalo de dias, possibilitando a redução do tempo previsto para a aquisição de novas imagens de um determinado local.

De acordo com Giandri Machado, gerente regional, a DigitalGlobe não só vislumbra projetos de revisita do WorldView-2 com a Novaterra, mas já planeja oferecer mais apoio à empresa brasileira para que novos projetos sejam elaborados com as capacidades e tecnologias inovadoras do WorldView-2. A DigitalGlobe já conta com a equipe da Novaterra para que, em outubro, imediatamente após o lançamento, pesquise as inovadoras aplicações que as bandas especiais (azul marine, amarelo, vermelho limítrofe e infravermelho) trarão a projetos de meio ambiente no Brasil. “Estamos comprometidos em disponibilizar todas as bandas já das primeiras coletas do WorldView-2 para que a Novaterra apresente a seus principais parceiros e clientes”, comenta Machado.

Projetos de corredores (linhas de transmissão) são sempre muito desafiadores, pois envolvem extensas áreas muitas vezes cruzando vários estados, as equipes de ambas empresas têm trabalhado juntas e o resultado tem sido muito produtivo. “A Novaterra vem crescendo no mercado com uma equipe altamente qualificada e multidisciplinar constituída por geógrafos, biólogos, engenheiros, analistas de sistemas e outras especialidades, que podem, apoiar a DigitalGlobe em apresentar toda essa nova tecnologia para seus clientes”, adiciona Eduardo.

+Informações
www.novaterrageo.com.br
www.digitalglobe.com