Uma empresa inglesa especializada em impressão 3D, lançou um serviço de impressão de Modelos Digitais do Terreno.

A Terrain Print desenvolveu uma aplicação que tem como base o Nasa World Wind. Basta fazer download do arquivo e executar o programa. A partir dai é só navegar para a área que pretende imprimir, desenhar o retângulo e definir o exagero vertical. Por fim é só criar o preview e enviar para a empresa. Os preços variam de 49 a 179 Libras dependendo do tamanho. Abaixo um print de como ficaria a impressão da minha querida Ilha de Vitória – ES com o Mestre Alvaro ao fundo com exagero vertical de 3x.

 

A tecnologia de impressão 3D está cada dia mais avançada e claro que muitas empresas vem no mercado GIS uma oportunidade de negócios que penso eu, ainda está "engatinhando"., o céu é o limite (ou será , "o terreno é o limite"?) . Já existe até uma impressora 3D open-source(veja aqui).

Lá se vai o tempo em que construir uma maquete em isopor à partir das curvas de nível era o máximo da emoção. Espero que os professores de Geografia não abandonem à pratica de ensinar os alunos a construir maquetes do terreno em isopor. Nada substitui o "saber fazer", portanto deixo dois links para quem ainda não passou pela experiencia de criar sua própria maquete.

Nesse link um artigo demonstrando o uso da maquete em isopor como recurso didático nas escolas, para ensino da Geografia.

E aqui no Blog Cartografia Escolar, um excelente "tutorial" de como criar uma maquete a partir de curvas de nível inventadas pelo autor. As possibilidades de trabalho em sala de aula são infinitas.