O Consórcio Geoespacial Aberto (OGC, na sigla em inglês), um conjunto de empresas privadas e instituições públicas com o objetivo de definir padrões na indústria, anuncia que está recebendo contribuições para a revisão do padrão CityGML.

O padrão City Geography Markup Language (CityGML) é um formato aberto de modelo de informações, baseado na codificação XML, indicado especificamente para a representação, armazenamento e compartilhamento de modelos virtuais 3D de cidades.

Em contraste com outros modelos vetoriais 3D, o CityGML é baseado em um modelo semântico relacionado com um sistema de referência e conteúdos na forma de geometrias e gráficos, suportando análises espaciais sofisticadas.

As aplicações que utilizam o padrão incluem planejamento urbano, projetos arquitetônicos e urbanísticos, cadastro técnico multifinalitário, simulações ambientais, telecomunicação móvel, gerenciamento de desastres naturais, navegação veicular e para pedestres, entre outras.

A versão atual do CityGML (1.0) foi adotada pelo OGC em agosto de 2008 e, desde então, tem sido usada por empresas e órgãos públicos ao redor do mundo. As contribuições à nova versão devem ser enviadas, até 26 de fevereiro, através deste link.