Com o objetivo de conhecer melhor o mercado de receptores dos Sistemas Globais de Navegação por Satélites (GNSS) no Brasil, o Portal MundoGEO realizou no início de novembro uma pesquisa.
O estudo foi desenvolvido para descobrir qual a relação dos usuários com os receptores GNSS e quais atributos são mais valorizados em um equipamento.
Segundo a pesquisa, a maioria dos visitantes do Portal MundoGEO é usuária de dados em escritório (36,5%), seguida de perto pelos operadores em campo (32,6%). Por último ficaram os avaliadores/compradores (6,5%), vendedores (5,9%) e fabricantes (1,8%) de equipamentos. Quase 17% indicaram não fazer parte de nenhuma destas categorias, informando que são estudantes, professores, etc..
Dentre os comentários deixados pelos participantes da pesquisa, destaca-se o de Roberto Jackson. Segundo ele, atualmente a sua empresa está participando de concorrência onde será utilizado equipamento RTK da mais alta precisão e também com o sistema GSM via celular em tempo real. Já para o agrimensor argentino Rafael Trujillo, em seus trabalhos de cartografia florestal são usados desde navegadores até receptores geodésicos, mas os mais utilizados são os sub-métricos.
A pesquisa do Portal MundoGEO teve uma grande participação, com mais de 300 votos em somente um dia. A maioria dos votantes aprovou a iniciativa e sugeriu a realização de mais estudos deste tipo, tanto no portal como nas revistas InfoGEO e InfoGNSS.
Precisão
No item precisão, cerca de metade dos participantes da pesquisa informou |
Atributos
Quanto aos principais atributos valorizados pelos participantes, havia a |