A Engefoto adquiriu a mais avançada solução de laser aerotransportado da Optech. Trata-se do ALTM Gemini, o qual incorpora a tecnologia multipulso, permitindo aos usuários dobrar as alturas operacionais convencionais de voo sem comprometer a densidade de pontos quando comparado aos equipamentos de pulso único. Com uma taxa efetiva de repetição de 167 kHz e a mais nova tecnologia de posicionamento inercial acoplada, o ALTM Gemini maximiza a eficiência na coleta de dados para mapeamento.

ALTM

Dentre as principais e inovadoras características técnicas, destacam-se a altura máxima de voo de 4 mil metros, ângulo máximo de abertura de 50 graus e quatro medidas de retorno do pulso (1°, 2°, 3° e último).

Com relação à precisão alcançada, esta varia conforme a altura de voo e a frequência de varredura do sensor. Assim, pode-se gerar produtos com precisão altimétrica de 30 até cinco centímetros (1s), conforme a configuração determinada. De modo geral, as maiores precisões estão relacionadas às menores alturas e menores frequências de varredura.

Um dos pontos fortes desta tecnologia é a rapidez na coleta das informações em campo e no processamento dos dados em escritório. Quanto ao levantamento aéreo, este pode ser realizado tanto durante o dia quanto à noite.

Como produtos decorrentes do processamento dos dados, podem-se enumerar modelos digitais, tanto de terreno, de elevação ou de superfície, imagens hipsométricas e curvas de nível. No caso das curvas, estas são geradas automaticamente pela interpolação da nuvem de pontos, em um processo extremamente rápido que possibilita produtos bastante acurados.

Sendo assim, com tais características pode-se afirmar que a gama de aplicações deste equipamento é extensa, uma vez que há inúmeras possibilidades de combinações de parâmetros para diversos usos. Assim, pode-se utilizar o ALTM Gemini para determinação de linhas de transmissão, cálculo de volume de áreas florestais, posicionamento altimétrico preciso em áreas de difícil acesso ou com grande concentração florestal, determinação dos topos das copas das árvores, etc.. Apenas com a nuvem de pontos e a associação de cores, conforme a cota altimétrica, é possível a visualização do relevo de modo fácil, rápido e preciso.

Neste contexto, a aplicação deste tipo de tecnologia em áreas de extração de minérios, dutos (gasodutos, oleodutos, salmorodutos, etc.) e rodovias/ferrovias é altamente recomendável, pois permite a obtenção de produtos precisos em um prazo de execução reduzido.

Com relação às imagens hipsométricas, sua obtenção é baseada na altitude dos elementos “imageados” pelo sensor laser e na atribuição de cores conforme esta cota. A seguir é mostrada uma imagem hipsométrica da região do Aeroporto Internacional de Guarulhos, na qual é possível identificar com clareza diversos elementos, não apenas em termos de posição como também em termos de altura, pois a variação de tonalidades de cores indica a variação em altimetria (as áreas em azul são as mais baixas e, à medida que aumenta a cota, vai tendendo ao vermelho, passando pelo verde e amarelo).

imagem hipsométrica

Através da imagem hipsométrica é possível também a identificação de edificações e de alguns equipamentos urbanos. Isto permite a utilização destas imagens para auxiliar no planejamento e tomar decisões macros sobre o desenvolvimento e expansão da área. Além disso, com a variação das cores, a visualização das regiões cuja altimetria é alta ou baixa torna-se fácil e intuitiva.

A Engefoto comemora seus 30 anos de atuação no mercado de geomática investindo em soluções que assegurem aos clientes a qualidade da informação (gráfica e descritiva) necessária às suas tomadas de decisões.