Quarta-feira teve mais um apagão no setor elétrico, desta vez no Nordeste, na Linha de Transmissão Colinas – Miracema por causa de um galho, isto mesmo, a informação foi dada pela Empresa Estatal Eletronorte nesta quinta-feira dia 11 de fevereiro de 2010, segundo o Jornal O Globo,  uma árvore teria entrado no campo magnético da linha de transmissão deixando 30% do Nordeste sem luz e 20% do Norte do País.

Para que este tipo de problema não ocorra são efetuados constantes vistorias do Departamento de Meio Ambiente e da Operação, havendo podas que são raras, pois a maior parte das faixas de servidões são formadas por capim ou capoeira e não árvores.

A faixa de servidão é o trecho do terreno que o proprietário sede ou vende para passagem das linhas de transmissão,  que dependendo da corrente da linha esta distância aumenta ou diminui.

Futuramente colocarei aqui as distâncias normais de servidão em função da tensão da Linha de Transmissão.

Sendo assim, realmente foi uma falha grave que deve ser observada para que futuros erros como esse não se repitam, valendo ressaltar que como vem se repetindo!!

Deixe seu comentário sobre o assunto…

Para Saber +:
Eletronorte: www.eletronorte.gov.br