Brasília faz 50 anos como Capital do Brasil, ontem fui convidado para o Lançamento do Livro Veredas de Brasília : as expedições geográficas em busca de um sonho, publicado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística – IBGE, a cerimônia foi no Rio de Janeiro com apresentações dos autores.

Pelo conteúdo das apresentações a compra do livro é altamente recomendável para quem pretende estudar ou obter aspectos da criação da nova capital, a escolha do local e todas as condições politicas e administrativas estão presentes na publicação.

O lado cartográfico na construção de Brasília, no livro não ficou de fora, pois todo o trabalho da construção foi realizado com Aerofotogrametria e estudo do uso de solo por uma empresa americana. Aspectos da escolha da nova Capital ficam claros que quando Juscelino assumiu, a escolha do local, as desapropriação das terras e mapeamento já estavam realizados, facilitando todo o trabalho. O livro me parece revelador por estes e outros assuntos relevantes levantados. Boa Leitura…

IBGE

http://www.ibge.gov.br/lojavirtual

http://www.ibge.gov.br/home/presidencia/noticias/noticia_impressao.php?id_noticia=1595