Por Eduardo Freitas
Fotos: Aguinaldo Pedro

Seminário de geomarketingNeste ano e no próximo haverá uma revolução no setor de geomarketing, devido às novas tecnologias e metodologias que serão usadas no Censo 2010 e também pelo uso de técnicas inovadoras na utilização da geoinformação para análises mercadológicas e demográficas. Tudo isso deverá impulsionar este mercado, gerando novas oportunidades para todo o setor de geomarketing.

A quantidade e qualidade dos dados geoespaciais e geodemográficos no Brasil devem dar um salto a partir de 2010. O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) anunciou várias inovações do XII Censo Demográfico, cuja operação de coleta terá início em agosto de 2010 em todos os domicílios do país. Atendendo à demanda da sociedade por informações e a recomendações internacionais, o questionário do Censo 2010 trará novas perguntas. Além disso, o Censo será a primeira pesquisa desse porte, no Brasil, totalmente informatizada, com a realização das entrevistas em computadores de mão equipados com receptores GPS e mapas digitalizados.

O Censo 2010 será um retrato de corpo inteiro do país com o perfil da população e as características de seus domicílios, ou seja, ele nos dirá como somos, onde estamos e como vivemos. Saiba mais em www.censo2010.ibge.gov.br

No dia 31 de março, em São Paulo, mais de 180 pessoas, entre palestrantes, debatedores e participantes, se reuniram para uma série de painéis apresentados no Seminário Geomarketing: Novas Tendências, que teve como objetivo disseminar o que há de mais atual sobre inteligência geográfica nos negócios.

Com o tema “Saiba como tomar decisões certeiras usando análise geográfica”, o encontro apresentou nove assuntos relacionados ao geomarketing, destacando sua importância e utilização para a tomada de decisões. Nos debates e palestras, os convidados apresentavam as linhas gerais sobre o tema proposto e a plateia encaminhava perguntas. “Aproveitei o evento para trocar experiência com colegas de profissão, esclarecer minhas dúvidas e absorver novas informações”, afirma o engenheiro cartógrafo e analista sênior da Nestlé, Marcus Vinicius Martins Alves.

Na palestra de abertura, o CEO da Cognatis, Reinaldo Gregori, abordou os fundamentos e tendências do geomarketing e explicou como funcionam os três pilares fundamentais: dados, tecnologia e análise. “O geomarketing está evoluindo e a tendência é se tornar essencial para a tomada de decisões por diversas empresas, em função do aumento da competitividade e preenchimento dos espaços mercadológicos”, afirma.

Na sequência, Marco Fidos, da Inovação, Paulo Jannuzi, do IBGE, e Felipe Seabra, da Digibase, destacaram como os dados espaciais e demográficos, provenientes de diferentes fontes, podem ser integrados para gerar respostas para a tomada de decisão. Os participantes aproveitaram a oportunidade para questionar sobre a validação e atualização de dados.

Já o debate sobre a eficiência da análise geográfica para empresas de telecom e energia contou com a participação da Alice Claussen, da Oi, Bruno Marsili, da TIM, e Luiz Antonio Ugeda Sanches, do Instituto GeoDireito.

O período da tarde teve início com a palestra “Os impactos do Censo 2010 no
geomarketing”, apresentada pelo professor da Escola Nacional de Ciências Estatísticas (ENCE/IBGE), José Eustáquio Diniz Alves, e mediada por Sueli Daffre, da SD&W, despertando o interesse de todos. Ele destacou as transformações populacionais ocorridas no Brasil nas últimas décadas, as mudanças provocadas pela transição demográfica, urbana, estrutura etária e pela diversificação dos arranjos familiares. “É nítido como as transformações afetam os diferentes padrões de consumo e podem ser captadas pelas pesquisas domiciliares”, afirma.

No debate “Geoinformação para escolha de pontos de venda no varejo”, Luiz Goes, da GS&MD, Ronildo Ferreira da Silva, do Boticário, e Claudia Nogueira, da Oficina do Valor, explicaram que, por meio de um sistema de mapas eletrônicos, é possível analisar mercados consumidores, distância entre lojas e identificar possibilidades de crescimento. “A geoinformação é uma ferramenta cada vez mais utilizada pelo varejo brasileiro para definir a localização, não apenas de suas lojas mas também de seus centros e sub-centros de distribuição”, esclarece Luiz Goes.

Em seguida, Denilson Novelli, da Tecnisa, José Roberto Federighi, da Brasil Brokers, e Caio Augusto Pereira, da Lopes Consultoria de Imóveis, falaram sobre o uso de ferramentas de análise geográfica e redes sociais, tanto para escolha de locais para empreendimentos como para a venda de imóveis.

O penúltimo painel, “Ofertas em tempo real nos celulares: o mundo na palma da mão”, contou com a mediação de Fernando Salla, da NEC Brasil, e a participação de Vinícius Santino Alves, da MobWise, e Roberto Dariva, da Navita, que mostraram como as ofertas podem ser feitas no próprio celular do cliente, levando em conta a localização e o comportamento das pessoas.

Outro tema que chamou bastante a atenção dos palestrantes foi “Geomarketing nas eleições 2010”. João Francisco Meira, do Vox Populi, e Gil Castillo, do Blog Marketing Político, apontaram como a análise geográfica pode ajudar a eleger um candidato. “A informação georreferenciada permite aos políticos mapearem seu eleitorado com muito mais eficácia, para que as ações durante a campanha tenham as características daquele espaço, como por exemplo o discurso que será alinhado às necessidade e demandas daquele nicho”, observa João Meira.

Para finalizar as atividades do seminário, Eduardo de Rezende Francisco, da AES Eletropaulo, referiu-se ao geomarketing como diferencial competitivo para os negócios. “A estratégia espacial estende o que nossos olhos e mentes fazem, intuitivamente, para avaliar padrões, tendências e relações espaciais”, conclui.

Interatividade

O seminário teve transmissão, em tempo real, pelo Twitter, por meio do qual os seguidores puderam acompanhar os principais tópicos discutidos durante os debates e também enviar perguntas, que foram respondidas pelos convidados.

Os interessados em acessar os arquivos das palestras e ouvir trechos dos debates podem acessar o hotsite do evento (www.mundogeo.com/seminarios/geomarketing). Além disso, podem também acompanhar os principais momentos no canal de vídeos do MundoGEO no YouTube (www.youtube.com/mundogeo
).

O encontro foi uma realização da revista InfoGEO, com apoio dos portais MundoGEO, InfoGPS, UOL e Apontador|MapLink, além da Gristec, Instituto GeoDireito e Abec-SP. O patrocínio do seminário ficou por conta das empresas Digibase, Cognatis e Inovação, que tiveram a oportunidade de expor seus serviços.