O Brasil tem hoje 1,2 mil obras de infraestrutura em diversos estágios de evolução. Mais de 700 delas já foram iniciadas e os investimentos envolvidos ultrapassam os 350 bilhões de reais.

Para discutir o envolvimento da engenharia geotécnica nos projetos de infraestrutura e desenvolvimento sustentável, a Associação Brasileira de Mecânica dos Solos e Engenharia Geotécnica (ABMS) vai reunir em Gramado (RS), na terceira semana de agosto, os principais especialistas brasileiros, além de convidados internacionais. Todos eles vão participar da 15ª edição do Congresso Brasileiro de Mecânica dos Solos e Engenharia Geotécnica (Cobramseg), promovido pela ABMS.

Inovação e sustentabilidade são as linhas condutoras do 15º Cobramseg. Profissionais de destaque na geotecnia mundial estarão presentes para abordar os desafios da engenharia geotécnica necessários ao desenvolvimento e à sustentabilidade. Além de discutir as obras em desenvolvimento, os mais de mil profissionais presentes vão debater tendências e inovações técnicas para diferentes estruturas como fundações, barragens, encostas, escavações e estruturas de contenção.

Desastres naturais

Promovido pelo Instituto Nacional de Recuperação de Encostas e Planícies (Reageo), o Workshop sobre Desastres Naturais leva as tragédias geotécnicas para o âmbito do debate especializado, com a participação de engenheiros geotécnicos, geólogos de engenharia e geólogos. O Instituto, que é dedicado à recuperação de encostas e planícies, promove ao longo do dia 17 de agosto debates e exposições sobre quatro temas centrais: prevenção de desastres, remediação, gestão de risco em encostas ocupadas e ações emergências.

Geojovem, LusoBrasileiro e 60 anos da ABMS

Dois outros eventos fazem parte do Cobramseg 2010 – o Geojovem, voltado para os jovens engenheiros geotécnicos, e o Congresso Luso-Brasileiro, realizado em conjunto pela Sociedade Portuguesa de Geotecnia e a ABMS. Durante o Cobramseg 2010 também será comemorado as seis décadas de atuação da ABMS.

Siga o Portal MundoGEO
no Twitter
.