Por Eduardo Freitas

Mudar completamente a forma como utilizamos os softwares de geoprocessamento, principalmente dentro de ambientes corporativos. Este é o ambicioso objetivo da Esri com o lançamento do ArcGIS 10, talvez a maior notícia deste ano no setor de geotecnologias. Mas será que, depois de já termos visto quase tudo em termos de geoweb, SIG móvel e computação em nuvem, ainda há espaço para novidades?

A Esri vem trabalhando neste novo release do ArcGIS há mais de três anos, com a ajuda de usuários que testaram a versão beta e geraram avaliações para a empresa. Segundo a Esri, houve um consenso, entre os clientes, de que este release era muito significativo para ser chamado somente de 9.4 e, desta forma, optou-se por chamá-lo de ArcGIS 10. A revista InfoGEO teve acesso a esta versão beta em primeira mão.

Segundo a própria Esri, a versão 10 privilegia o trabalho de criação de mapas, proporcionando aos usuários mais facilidade nas etapas de edição, visualização e análise geográfica. Outra característica importante é que o ArcGIS 10 possui um ambiente preparado para trabalhar diretamente na web, baseado no conceito de cloud computing (computação em nuvem). Uma nova interface proporciona ao usuário gerenciar janelas “dockable”, que podem ser facilmente ocultadas, privilegiando a visualização do mapa. Os menus estão melhor estruturados, otimizando a busca por funções.

O novo fluxo de trabalho para edição no ArcMap permite a criação de templates, o que oferece a possibilidade de o usuário pré-configurar a maneira com que deseja editar suas informações. Os usuários não precisam mais adicionar uma feição e depois definir atributo e simbologia, já que agora é possível simplesmente selecionar o tipo de feição, atributo e símbolo antes mesmo de começar o trabalho.

Uma limitação na edição em 3D com o ArcGIS 10 é a necessidade da extensão 3D Analyst. O ambiente de edição padrão está disponível dentro do ArcGlobe e do ArcScene, permitindo a criação e atualização de feições tridimensionais. Com esta funcionalidade, é possível fazer edições diretamente em 3D. O ambiente de snapping também é suportado, assim como as opções de criação usando precisão paralela, perpendicular, deflecção e absoluto XYZ, entre outras. Além disso, há também ferramentas adicionais para a criação e manutenção de conjuntos de dados do tipo terreno e para a edição de TIN no ArcMap.

Produção


Com o objetivo de aumentar a produtividade do usuário, o ArcGIS 10 inaugura novas funcionalidades de busca e requer menos cliques no ambiente de edição. Além disso, as funções de geoprocessamento executadas em background dão agilidade ao trabalho.

Nesta versão, a procura por palavras-chave ou tipos de dados permite encontrar mais rapidamente informações, símbolos e mapas, adicionando-os diretamente da aba ArcCatalog para o ArcMap. O novo ambiente simplifica a criação de mapas com o desktop 2D/3D e a opção de edição na web. Além disso, automatiza a produção de mapas com as linguagens Python e Map books.

Análise geoespacial


Dentre as novidades do ArcGIS 10 para análise de dados, destacam-se a automatização de tarefas comuns e análises com Python Scripting, a combinação do ArcGIS com outras formas de programação científica para mostrar respostas, as ferramentas de análise fuzzy overlay e location/allocation, a criação e gestão de análises temporais, e a realização em 3D de praticamente tudo o que é hoje feito geralmente em ambiente 2D: modelagem, edição, visualização e análise.

Na lógica fuzzy, um pixel pode pertencer a duas ou mais classes, com probabilidades diferentes, acomodando melhor as incertezas no mapeamento de variáveis contínuas no espaço

Compartilhamento

O ArcGIS.com, disponível para qualquer usuário, é um website criado para facilitar a busca e o compartilhamento de mapas, serviços web e aplicações para dispositivos móveis. Além disso, desenvolvedores web também podem alavancar seus projetos com o ArcGIS.com, já que o site fornece acesso e documentos sobre APIs gratuitas para ArcGIS, que podem ser usadas para construir aplicativos usando JavaScript, Silverlight e Flex.

Com esta opção, aumenta o grau de colaboração entre usuários, via integração do ArcGIS Desktop com a função de busca do ArcGIS Online, além das opções de compartilhamento de dados geoespaciais. Adicionalmente, projetos que possam incluir dados, camadas, mapas, ferramentas, cenários, globos, diagramas e add-ins são facilmente criados e distribuídos.

GIS na nuvem

A computação em nuvem, que há poucos meses era uma tendência, já se consolidou em várias áreas. Empresas que procuram novas formas de reduzir custos de hardware, economizar energia, não denegrir a natureza, etc., veem o cloud computing como uma boa opção.

Segundo a Esri, o ArcGIS está totalmente preparado para a cloud. Isto significa que várias das mudanças centradas na web, implementadas no ArcGIS 10, foram elaboradas para suportar o crescente uso da computação em nuvem. Além disso, a Esri também entrega outras variações de cloud computing, através de softwares como o ArcLogistics Online, por exemplo. Adicionalmente, a partir de agora está disponível o suporte para o ArcGIS Server diretamente na plataforma Amazon Cloud.

No final de maio a Esri anunciou o lançamento do ArcGIS Explorer Online, baseado em navegadores para internet, com acesso direto ao conteúdo do site ArcGIS.com, entre outras funcionalidades. Na mesma época, a empresa anunciou que, pela primeira vez, clientes podem ter a opção de adquirir uma assinatura baseada em computação em nuvem do ArcGIS Server, um servidor de mapas para GIS. Com a nova opção, usuários podem fazer uma assinatura anual de uma versão pré-configurada do ArcGIS Server, na plataforma Amazon’s Elastic Compute Cloud, e contar com 12 meses de suporte técnico e manutenção da Esri.

O ArcGIS Server Cloud Bundle expande as opções de computação em nuvem da Esri e oferece aos consumidores uma nova opção de acesso aos serviços do ArcGIS Server. Com a execução do ArcGIS Server na própria nuvem, são simplificadas as tarefas de gerenciamento e compartilhamento de dados geoespaciais. Além disso, a solução é escalável e sustentável, reduzindo o consumo de energia dentro das empresas.

ArcGIS Editor para OpenStreetMap

A
Esri anunciou, no início de julho, o lançamento de uma ferramenta gratuita para ArcGIS 10 que permite a usuários contribuir com dados para o OpenStreetMap.

O mapeamento voluntário de informações,
como o disponível no OpenStreetMap, tem sido de fundamental importância m situações de resposta a emergências, como por exemplo o derrame de óleo no Golfo do México ou o terremoto recente em Porto Príncipe, no Haiti.

Com esta nova ferramenta de código aberto, usuários do ArcGIS Desktop podem contribuir mais facilmente com a comunidade do OpenStreetMap. Este add-on permite a usuários do ArcGIS baixar dados do OpenStreetMap, armazená-los localmente em uma geodatabase e usar o ambiente de edição do ArcGIS 10 para criar, modificar ou apagar dados. Quando as edições estão completas, as mudanças podem então ser postadas novamente no OpenStreetMap.

 
Conheça o editor do ArcGIS para OpenStreetMap

http://esriosmeditor.codeplex.com


Imagens

Com os métodos de coleta crescendo rapidamente, e com o acesso cada vez mais fácil dos usuários a imagens, o ArcGIS 10 fornece ferramentas melhoradas para gerenciar grandes arquivos. Combinadas com a possibilidade de trabalhar em geodatabase e algumas funções da extensão Image Server, estas melhorias potencializam a capacidade do ArcGIS 10 para trabalhar com dados raster.

Um pacote de ferramentas para processamento de imagens está disponível, diminuindo assim a necessidade de softwares nativos desta natureza. Dentre as novidades estão a opção de gerenciar uma grande coleção de imagem com um mosaico dinâmico e realizar o processamento on the fly.


SIG móvel

O ArcGIS 10 contém novas maneiras das empresas se comunicarem com trabalhadores e fornece suporte a decisões integradas, podendo trabalhar com iPhone, por exemplo. Com isso, pode-se estender projetos de dispositivos móveis aos PCs usando o ArcGIS Mobile customizável. Além disso, através do Mobile Project Center é possível simplificar a criação de aplicativos para ArcGIS Mobile.

Acesse o novo aplicativo de mapas para iPhone diretamente da Apple iTunes App Store www.apple.com/iphone/apps-for-iphone, ou crie seu próprio aplicativo usando o ArcGIS API para iPhone, em http://resources.arcgis.com/content/arcgis-iphone/api

Desenvolvimento

O ArcGIS 10 fornece uma série de ambientes de desenvolvimento para a criação de soluções customizadas. Isto inclui APIs para web e scripts para programação em diferentes linguagens, como JavaScript, Flex e Silverlight.

Com o ambiente de desenvolvimento do ArcGIS é possível criar e compartilhar add-ins ou scripts em Python, para estender as funcionalidades das aplicações desktop. Também está disponível uma versão simplificada de desenvolvimento usando ArcObjects para .NET ou Java, ArcEngine e ArcGIS Server.



Esri UC

Entre os dias 12 e 16 de julho aconteceu em San Diego, nos Estados Unidos, a Esri International Users Conference, evento que reuniu usuários Esri de todas as partes do mundo para discutir as novidades e as tendências do mercado de Sistemas de Informações Geográficas (GIS).

A programação contou com exibições e seminários sobre os produtos Esri. Entre os temas abordados no evento, o assunto principal ficou por conta do lançamento do ArcGIS 10. Destaque também para as palestras sobre aplicações da tecnologia, como utilização de soluções da empresa para construir uma cidade virtual em 3D e o GIS aplicado à solução de problemas de grandes centros urbanos, entre outros assuntos.

Mais do que transformar a forma com que utilizamos o SIG, com o ArcGIS 10 a Esri mostra que assimilou a nova forma com que os usuários estão se relacionando com os mapas. Através de ambientes de edição 3D, espaços de colaboração e computação em nuvem, a empresa demonstra sua habilidade em se reinventar para enfrentar os desafios do futuro.

+Informações
www.img.com.br/arcgis10
www.esri.com/software/arcgis/arcgis10

Encontro de Usuários ESRI em Angola foi sucesso de público

Entre
os dias 17 a 19 de março a Sinfic, empresa do ramo de geotecnologias, realizou o Encontro de Usuários Esri (EUE’10 Angola), o maior evento de SIG de Angola. Ao longo dos três dias, mais de 350 pessoas visitaram as
salas de mini-cursos, seminários e áreas de exposição.

O Encontro de Usuários Esri Angola 2010 apresentou a todos os presentes uma série de palestras, com atenção especial às indústrias de petróleo,
gás, infraestrutura, população e segurança pública.

Com a presença de diversos técnicos e gestores da administração pública e do setor privado, o EUE Angola 2010 teve como ponto forte a exposição de
ferramentas de informação geográfica aplicadas às diferentes necessidades, com formulários de casos reais.

De acordo com Eduardo Hoffmann, gestor da Unidade de Cartografia e SIG da Sinfic, o evento foi um sucesso e superou as expectativas. “O público demonstrou total interesse em todas as sessões e recebemos um ótimo retorno nos inquéritos de satisfação. Espero para 2011 algo ainda maior”, afirma.

ArcGIS 10

Com grande expectativa, o encontro apresentou as principais novidades do software ArcGIS 10, que representa um grande salto em matéria de interfaces e funcionalidades. Com apoio da equipe da Esri South Africa, foram demonstrados vídeos e casos práticos no novo software.

Com informações de Luiz Amadeu Coutinho, Consultor de Soluções SIG da Sinfic.


EU ESRI Brasil

O GIS desenhando o futuro
Com o intuito de reunir empresas, instituições e usuários Esri de todo o país, acontece nos dias 31 de agosto e 1º de setembro deste ano a 1° Edição do Encontro de Usuários Esri no Brasil (EU Esri Brasil 2010). O objetivo do evento é proporcionar um canal de comunicação e um ambiente para que os usuários e parceiros Esri compartilhem ideias e experiências.

O Encontro de Usuários Esri tem contribuído, ao redor do mundo, para uma expressiva geração de conhecimento, proporcionado a criação de oportunidades de negócios entre os parceiros da comunidade Esri. A Imagem, distribuidora oficial da Esri no Brasil, realiza esta primeira edição do Encontro de Usuários para incentivar a troca de experiências entre as empresas e os usuários GIS no mercado brasileiro.

Outra meta do evento EU Esri é identificar novas soluções e aplicações em diversos segmentos, como governos municipal, estadual e federal, utilities (energia, saneamento e gás), meio ambiente, agricultura, mineração, petróleo, logística, transporte, cadastro técnico, dentre outros.

Novo ArcGIS
Com o tema “GIS Desenhando nosso Futuro”, o evento discutirá a participação dos geossistemas para solucionar questões econômicas, sociais e políticas, levando-se em conta ações sustentáveis. Durante os dois dias, haverá mesas redondas, fóruns, demonstrações, workshops e palestras nacionais e internacionais. Os participantes terão, ainda, a oportunidade de conhecer a nova versão do ArcGIS10, por meio de palestras exclusivas e estações “hands on”, nas quais será possível experimentar o software na prática.

Entre os palestrantes confirmados está Christopher Cappelli, diretor comercial da Esri, que abrirá o evento com a palestra “O Futuro do GIS e Tendências nos Mercados Globais”. Cappelli é expert em arquitetura de sistemas e eficiência organizacional, atuando na Esri desde 1990 com experiência em diversas funções, como gerente regional da Philadelphia, gerente de contas, consultor e programador.

Informações e inscrições em www.img.com.br/euesri.


Clique na imagem para ampliá-la