Com tantos softwares de topografia disponíveis no mercado, fica difícil escolher qual é o melhor a ser usado, qual trará o melhor custo benefício para as empresas e meio acadêmico. Este trabalho tem a finalidade de comparar três dos softwares de topografia mais utilizados por profissionais da agrimensura, sua interface de utilização, seus aspectos mais positivos e, com o resultado final, definir qual deles possui a relação custo benefício mais viável. Para chegar ao resultado foi feito um levantamento topográfico planialtimétrico com a utilização de uma poligonal fechada, calculada com o método tradicional de topografia, comparado-se com os softwares Topograph, Posição e DataGeosis.

A fase prática constituiu-se da coleta de dados em campo e o processamento destes dados, tanto em meio digital quanto manualmente. O local escolhido para este fim foi uma propriedade particular localizada às margens do acesso viário entre Belo Horizonte e Nova Lima, em Minas Gerais.
Objeto de Estudo
Objeto de Estudo

Através de uma sucessão de cálculos, as leituras de ângulos e distâncias referentes à poligonal anteriormente descrita foram processadas com o objetivo de se determinar as coordenadas topográficas dos pontos de poligonal, bem como o erro que a mesma possui. Esta etapa inicial resultou em um conjunto de dados que foram manipulados sem a utilização de softwares e revisados, para que fossem confiáveis. O objetivo de se calcular manualmente foi verificar qual dos softwares topográficos se aproximou mais do método convencional. Uma vez realizados os cálculos, iniciou-se o processamento do arquivo gerado pela estação total Leica TC-407, com os softwares topográficos. Este arquivo foi então salvo na extensão dat, para que os softwares pudessem interpretá-lo, procedimento que não alterou as informações contidas dentro do mesmo.

Os materiais e equipamentos utilizados para a realização deste trabalho foram:

• Estação Total – marca Leica, modelo TC 407, com precisão de 5 milímetros ± 2 parte por milhão;
• Aplicativos – Leica Survey Office, Topograph 98 SE Versão 3.82, Posição Versão 3.4.05 e DataGeosis Versão 7.3.3.2 Standart Plus;
• Calculadora – CASIO fx-82MS.


Método Convencional

Durante o processo de cálculo da poligonal foram adotados alguns parâmetros. Para a tolerância angular foi escolhida a classe IIP da tabela ABNT, na qual a tolerância é de 15 segundos. A tolerância escolhida pelos autores foi I PRC = 0,07 para o erro linear, também em conformidade com a ABNT.

Os cálculos foram organizados na tabela a seguir, para melhor visualização e prosseguimento do processo.

Os cálculos de área são apresentados nesta tabela.


Processamento nos Softwares Topográficos

Esta fase consistiu em determinar as diferenças gráficas dos softwares Posição, Datageosis e Topograph. Ao verificar os resultados gráficos, foi constatado que as diferenças entre estes é também desprezível, sendo que, através de ferramentas de configuração, a apresentação gráfica pode ser alterada conforme as preferências do usuário.

Após a realização do processamento, foi gerada uma tabela para permitir a visualização comparativa dos três softwares, contendo dados referentes às características principais dos programas e seus respectivos valores de mercado, conforme mostrado a seguir.

Na comparação dos softwares o Datageosis se destacou, pois, diferentemente de seus concorrentes, exibe uma planilha e nela acionam-se as ferramentas para os cálculos, não sendo necessário fechá-la pra se navegar para outra tela, na qual é dado um próximo comando sequencial durante o processamento dos dados gerados pela estação total.

Tanto o software Topograph quanto o Datageosis possuem ambiente CAD para que se possa desenhar um levantamento topográfico. O Datageosis se destaca neste aspecto, pois sua interface é muito parecida com o software AutoCAD, ressaltando que o Topograph tem sua interface não tão fácil de manusear, mas este é um dos softwares mais usados no mercado de engenharia de infraestrutura.

Quanto às curvas de nível, perfis e seções transversais, a apresentação nos três softwares é muito parecida, ou seja, o resultado que os softwares geraram foram muito próximos um do outro. Assim sendo, considerou-se como desprezíveis as mínimas diferenças evidenciadas.

Quanto à forma como os softwares organizam os dados, tanto o software Posição quanto o Topograph criam arquivos individuais para a poligonal calculada, para as irradiações e para uma tabela de coordenadas, além de outros arquivos para as demais funções, que não são alvo deste trabalho. Esta característica permite que se manipule um destes arquivos separadamente, caso necessário. Já o Datageosis apresenta os dados em uma única planilha, na qual se tem todas as informações referentes ao levantamento, inclusive as coordenadas de cada um dos pontos, após o arquivo ser devidamente calculado. Caso o consumidor necessite manipular os dados de forma separada, o Datageosis não é uma boa opção.

Comparação dos Softwares com o Método Convencional

A tabela a seguir apresenta os dados referentes ao cálculo da poligonal utilizada. Há uma diferença considerável na precisão linear dos três softwares, em relação ao método de cálculo manual. A mesma se deve ao fato de o método de cálculo manual ter sido limitado ao uso de três casas decimais, visando atender a uma precisão milimétrica. Já os softwares apresentam os resultados em três casas decimais também, mas utilizam todas as demais no processo de cálculo.

Nas tabelas a seguir observam-se as coordenadas dos eixos X e Y ou este e norte, calculadas pelos softwares, e as coordenadas dos mesmos pontos calculadas pelo método tradicional.

Após comparar os softwares em questão concluiu-se que, em termos de precisão, a divergência é pequena entre a área calculada, o perímetro e as coordenadas. Isto leva à conclusão de que, quanto à precisão, os três softwares analisados são confiáveis.

Como resultado final, conclui-se que a aquisição de um software topográfico deve ter como etapa anterior a análise do perfil da empresa ou pessoa física que realizará a compra, suas necessidades e em que circunstâncias se dará a aplicação dessa ferramenta. Uma vez que estes aspectos são definidos, a aquisição tende a ser mais coerente com a necessidade do comprador.

Se o comprador possui total liberdade para efetuar a compra, não sendo exigência de seu cliente a utilização de um software específico, e nem as circunstâncias exigirem um determinado sistema, o programa mais viável foi considerado o Datageosis. Ele é de fácil manuseio, possui um valor de aquisição atrativo, atende em termos de precisão e possui ambiente CAD para a confecção do desenho topográfico. Outra característica que facilita seu manuseio é a exibição dos dados referentes ao levantamento topográfico, em forma de planilha única, permitindo uma consulta rápida de dados.

O fato do software Datageosis possuir ambiente de desenho CAD permite ao seu adquirente calcular um levantamento topográfico e representá-lo graficamente, sem que, para isso, tenha que adquirir uma outra licença de um software de desenho digital.


Trabalho de Conclusão de Curso apresentado à Faculdade de Engenharia de
Minas Gerais, como requisito para a obtenção do título de bacharel em
engenharia de agrimensura. Orientador: André Henrique Campos Teixeira

Charles Evaristo da SilvaCharles Evaristo da Silva
charlesdermg@yahoo.com.br

Luciano de OliveiraLuciano de Oliveira
luciano.eng.agrimensor@hotmail.com


Marcos Souza PêgoMarcos Souza Pêgo

marcsouzao7@hotmail.com

Victor Vidotti GomesVictor Vidotti Gomes
victorvidottigomes@hotmail.com