O Ministério do Meio Ambiente (MMA) deu início, na semana passada, ao processo de integração entre o Sistema Nacional de Informações sobre Meio Ambiente (Sinima) e a Infraestrutura Nacional de Dados Espaciais (INDE), da Comissão de Cartografia do Ministério do Planejamento.

O acesso aos dados sobre o espaço físico brasileiro é fundamental para nortear as ações de proteção e conservação da natureza e na melhoria da qualidade ambiental. A implantação do sistema no MMA contribuirá, também, para a consolidação do Sinima, processo previsto desde 1981, ano da criação do Sistema Nacional de Meio Ambiente (Sisnama).

A INDE detém tecnologia capaz de facilitar o gerenciamento, armazenamento, acesso e compartilhamento, a disseminação e o uso dos dados geoespaciais de origem federal, estadual, municipal e distrital. Essas informações são fundamentais para a área técnica, que desde de julho trabalha no aprimoramento de indicadores que permitam uma avaliação precisa dos efeitos das políticas ambientais.

O Sinima segue rigorosamente os padrões estabelecidos pelo Governo para o setor. No conceito de plataforma, foram adotados vários programas que permitem "conversar" com os demais setores detentores de informações ambientais.

O encontro interministerial termina amanhã e a expectativa é de que seja acertada uma proposta para a implementação da Infraestrutura Nacional de Dados Espaciais no MMA.

Siga o Portal MundoGEO no Twitter.