Mobile!

Aplicações civis e militares de atividades de mapeamento móvel

Pode-se afirmar, com propriedade, que o mapeamento móvel é uma realidade na Segurança Pública brasileira, objetivando o combate dos ilícitos, na política de redução da vulnerabilidade criminal no país.

De acordo com a Proposta de Convênio de Cooperação Federativa (2009/2010), celebrada na gestão do então Ministro da Justiça Tarso Fernando Herz Genro (Governador Eleito do Rio Grande do Sul), com as Unidades da Federação, no que tange ao Projeto de Policiamento Especializado na Fronteira (Pefron), no âmbito do Programa Nacional de Segurança Pública com Cidadania (Pronasci), com amparo na MP 384/07, Lei 8.666/93, Decreto 93.872/86, Portaria/GM/MJ 1.411/07, Lei 6.634/79, Decreto 85.064/80, Lei 1.1530/2008 e Lei 11.707/2008.

Identificou-se a necessidade de uma grande articulação e gestão integrada da Segurança Pública para conter os ilícitos na faixa de fronteira terrestre do Brasil, que segundo o AEB/IBGE (2000), possui 15.719 quilômetros do Amapá com a Guiana Francesa até o Rio Grande do Sul com o Uruguai, conforme o Mapa dos Eventos Criminosos (figura 1), envolvendo os Ministérios da Fazenda, Integração Nacional, Meio Ambiente e Saúde, com o emprego de novas ferramentas de trabalho em suas bases móveis (por terra, rio e ar), com notável suporte dessas atividades e novas alternativas tecnológicas para a integração das comunicações nos Estados fronteiriços e uso de tecnologias não letais, para o melhor desempenho das atividades policiais.

É um projeto gigantesco que envolve 10 países, 11 estados, 571 municípios (Mapa dos Municípios da Faixa de Fronteira – figura 2), cerca de 11 milhões de habitantes com um investimento estimado, em 2009, da ordem de 55 milhões de reais, com 828 policiais militares, 36 bases móveis, 180 veículos, 72 embarcações e 4 aeronaves. Estas operações serão dotadas de instrumentos e/ou produtos de mapeamento móvel, tais como binóculos com câmera digital, óculos de visão noturna, bússolas, sistemas eletrônicos de comunicação e computadores acoplados a sistema de rastreamento por satélites e/ou sistemas computadorizados embarcados, com adaptação para rádio patrulhamento, com mochilas táticas, veículos com GPS, cartas eletrônicas e/ou digitais (aeronáuticas, náuticas, topográficas), imagens de satélites de alta resolução visível, sistema de imageamento térmico (Flir) para buscas diurna e noturna.

Um dos exemplos notáveis de ação de policiamento de fronteira, o Gepron do Governo do Estado de Mato Grosso, levado a efeito por 90 policiais militares, em cinco anos conseguiram recuperar 1.000% dos veículos roubados, apreenderam 3.300% a mais de drogas e houve um aumento de 400% na apreensão de armas. A consequência direta do incremento da segurança pública, com o emprego de alta tecnologia, foi verificada pela Associação dos Proprietários Rurais do Estado de Mato Grosso. O valor da terra passou de 700 reais por hectare para 2 mil, havendo a recuperação econômica da região da faixa de fronteira oeste do Estado e diminuição do êxodo rural. Ou seja, este é um impacto social muito positivo.

O mapeamento móvel consiste em moderna estratégia de logística. Pode-se dizer que esta iniciativa do Ministério da Justiça é uma Geoestratégia de Segurança Pública na América do Sul, na fronteira terrestre seca e fluvial do Brasil. Essa forma de vivificação das fronteiras requer uma grande profissionalização dos policiais militares, uma demanda considerável de recursos, imprimindo uma nova dinâmica nas fronteiras e abrindo mercado para que futuros engenheiros cartógrafos, agrimensores e geógrafos venham a ingressar nas fileiras das Polícias Militares.

VANTs

Os Veículos Aéreos Não Tripulados (VANTs), que já foram inclusive matéria de capa da revista InfoGEO, representam uma nova tecnologia de sensoriamento remoto com diversas finalidades de monitoramento e mapeamento: uso do solo urbano e rural, avaliação de colheitas e/ou previsão de safras agrícolas, pecuária, estudos de meio ambiente, inspeção de grandes estruturas como hidrelétricas, estádios de futebol e redes de transmissão de energia, oleodutos, gasodutos, prospecção topográfica, mineral e de sítios arqueológicos, controle de tráfego e de carga.

A Secretaria de Segurança Pública da Bahia, na cidade de Salvador, segundo o Capitão Arlindo Bastos Miranda Neto, testou com sucesso, através de seus policiais militares, a aplicação dos VANTs nas missões de segurança e inteligência e até mesmo de espionagem. Por meio de um sistema de aeronave não tripulada com estação de controle operada por dois policiais militares, através de mochilas, evitou-se a exposição direta de vidas humanas em áreas de perigo.

Os VANTs são sistemas leves, mas robustos, capazes de transportar câmaras fotográficas, infravermelhas, termais ou de televisão, Radar de Abertura Sintética (SAR), entre outros sensores, possibilitando o mapeamento móvel. Devem ser dotados também de equipamentos que possam retransmitir sinais de rádio frequência, e ter pelo menos uma hora de autonomia de voo. O sistema também pode ser empregado em operações de mapeamento urbano e rural, no caso de áreas de conflitos e/ou invasões, busca de pessoas perdidas em áreas de mata ou florestas, verificação de focos de incêndios florestais e queimadas.

A Polícia Militar do Rio de Janeiro também está entrando na era moderna. Suas viaturas serão dotadas de câmeras na dianteira, traseira e no teto, GPS e óculos de visão noturna, além de equipamento de visão para focalizar um meliante sem que o mesmo perceba. Todos os policiais receberam um telefone celular com GPS para as operações e contatos diretos com os quartéis de onde demandam as operações.

StreetView

Estão chegando ao Brasil as fotos de rua no Google StreetView, um verdadeiro passeio virtual por algumas das principais cidades brasileiras, como Rio de Janeiro, São Paulo e Belo Horizonte. Essas informações, que já existem em vinte e oito países, são adicionais ao Google Maps e ao Google Earth. As fotos foram obtidas a partir de automóveis com nove câmeras acopladas, que captam imagens do horizonte e do céu. Enquanto a rua é fotografada, o GPS marca as imagens, que assim são identificadas no computador móvel.

O Censo do IBGE, que teve início em agosto de 2010, já contou 153.622.840 pessoas, que corresponde a 80% da população brasileira recenseada, com o uso de computadores de mão – os palmtops -, que são leves, dotados de GPS e cujos dados cotejados são criptografados e enviados diretamente à Diretoria de Informática do Instituto. Os equipamentos possuem mapas de ruas e são transportados em mochilas.

A era do mapeamento móvel já chegou!

Eliane Alves da Silva
Engenheira cartógrafa/geógrafa msc. IBGE/DGC/GDI. Associação Brasileira de Engenheiras e Arquitetas (ABEA). Conselheira do Crea-RJ (2002-2007)
sputinick@terra.com.br