O Laboratório de Integração e Testes do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (LIT/Inpe), em São José dos Campos (SP), concluiu no dia 10 de dezembro os ensaios de simulação das condições em órbita que enfrentará, quando lançado, o satélite argentino SAC-D.

O último teste foi realizado na câmara vácuo-térmica de grandes dimensões do LIT e teve a duração de 18 dias ininterruptos. Ele consumiu meses de preparação e envolveu aproximadamente uma centena de profissionais. Antes dele foram realizados diversos outros ensaios ambientais e de medidas do satélite.

Protocolos da Nasa

Além de experimentos científicos argentinos, franceses e italianos, o SAC-D leva a bordo o Aquarius, equipamento para monitorar a salinidade oceânica desenvolvido pelo Jet Propulsion Laboratory (JPL) da Nasa. Para a realização dos testes no Brasil, o LIT/Inpe aperfeiçoou procedimentos para adequação aos exigentes protocolos da agência espacial americana.

O satélite chegou ao LIT no final de junho e deve deixar o laboratório, para o lançamento nos Estados Unidos, em março de 2011.