Informe publicitário:

O geoprocessamento móvel é uma realidade tecnológica que facilita o trabalho dos profissionais da área. Tornou a obtenção de dados no campo e sua transposição para os bancos de dados geográficos muito ágeis e muito práticas. Com essa tecnologia o usuário/técnico/profissional pode capturar, guardar, atualizar, manipular, analisar e publicar as informações recolhidas em campo usando apenas um aparelho, que integra GPS e acesso wireless à Internet ou Intranet.

GISWorks Mobile

O aplicativo GISWorks Mobile desenvolvido pela Unidesk Tecnologia da Informação é um conjunto de dois softwares: um voltado para o aparelho celular do tipo smartphone; e outro voltado para desktop. Todo o sistema é customizado para com as necessidades do cliente. É um aplicativo que permite cadastrar em campo qualquer elemento geográfico no mapa, georreferenciando-o e que permite associar fotos ao elemento cadastrado no próprio banco de dados.

GISWorksMobile

O processo de montagem de um banco de dados geográficos segue diversas etapas, sendo uma das etapas iniciais o cadastramento dos elementos no terreno. Geralmente, o pesquisador ou o cadastrador necessita usar três ferramentas que permite um trabalho de campo preciso: um GPS para marcar o posicionamento correto do elemento, uma máquina fotográfica para registrar o estado do elemento e fichas cadastrais em papel (com as informações necessárias à pesquisa ou ao cadastro).

A nova tecnologia GIS para aparelhos móveis, Mobile GIS, integra três tecnologias populares: celulares smartphones ou computadores portáteis, GPS e SIG (Sistemas de Informações Geográficas). O geoprocessamento móvel permite recolher informações em campo de maneira rápida e prática, recolher dados para inventário de recursos naturais ou de infra-estrutura urbana/rural, realizar inspeções, atualizar o banco de dados. Os dados recolhidos pelos aparelhos móveis podem ser enviados remotamente (via wireless) ou descarregados no servidor.

GISWorksMobile

No servidor, através de um software instalado no desktop poderá estabelecer áreas chache para controlar as áreas que já foram cadastradas ou estão para ser e para não permitir que a memória do aparelho móvel não fique sobre carregado. Além disso, o software desktop permite a criação de categorias ou atributos para facilitar as rotinas em campo.

O GISWorks Mobile permite a visualização de base cartográfica ou imagens (aerofografias, imagens de satélite ou ortofotos) com dados fornecidos pelo usuário e mapas e imagens do Google Maps, Bing Maps ou Yahoo Maps, sites de busca geográficas populares da internet.

GISWorks Mobile oferece aos profissionais que utilizam GIS em suas rotinas de trabalho uma ferramenta completa para criar bancos de dados geográficos com dados coletados da área de pesquisa/trabalho. Rapidez, segurança e praticidade.

Siga o Portal MundoGEO no Twitter.