A divisão humanitária do serviço de mapas colaborativos OpenStreetMap (OSM), denominada Humanitarian OpenStreetMap Team (HOT), está coordenando uma ação na Costa do Marfim, país africano que está enfrentando uma crise política desde dezembro de 2010.

A HOT conta com a ajuda de voluntários para mapear regiões onde os recursos são escassos. Desta forma, com a crise na Costa do Marfim, a divisão decidiu adotar as seguintes ferramentas no país: mapas, para o usuário final; coordenação de mapeamento, onde é possível que a HOT consiga direcionar a comunidade de contribuidores para o serviço; e imagens, que trata-se de uma lista de outras fontes para serem usadas no mapeamento.

A divisão também tem enfrentado problemas na Costa do Marfim. Como aconteceu com o terremoto no Haiti, o país não tinha quantidade suficiente de dados em vetores ou em raster, compartilhados entre as entidades colaborativas, dificultando o trabalho.

Parceria

Para amenizar estes problemas, a Astrium Geo-Information Services, subsidiária da Spot Image, com a inciativa YouMapps e o projeto Saffer, forneceu ao grupo HOT uma assistência instrumental para as ações na Costa do Marfim. A empresa e a divisão humanitária ainda mantêm um trabalho na captação de outros recursos para ajudar em outras situações como esta.

Fonte: Humanitarian OpenStreetMap Team