A Golden Software, empresa desenvolvedora de softwares gráficos científicos, lançou a versão 10 do Surfer, um pacote de software que transforma dados em mapas prontos para serem apresentados.

O novo Surfer 10 oferece vários métodos de grade, incluindo Krigagem com variogramas, para converter dados irregularmente espaçados XYZ em uma grade uniforme. Contornos e mapas 3D gerados com o Surfer são reconhecidos pela sua clareza, cor e precisão.

Um dos recursos mais populares do novo Surfer 10 é o tão aguardado suporte para projeções de mapa. Agora os usuários podem misturar e combinar os conjuntos de dados e redes de diversos sistemas de coordenadas, além de ter todas as camadas de sobreposição de mapas corretamente exibidas em um único sistema de coordenadas. Por exemplo, carregar dados e arquivos de rede em UTM ou coordenadas do Plano Estadual, e exibir o mapa em coordenadas latitude e longitude.

Além de apoiar projeções cartográficas e sistemas de coordenadas, os usuários podem agora aproveitar o poder das versões de 64 bits do Windows. É possível carregar grandes conjuntos de dados e imagens sem executá-los fora da memória.

Outras duas grandes melhorias apresentadas no Surfer 10 são a gestão de propriedades e a exportação para o Google Earth. A gestão de propriedades permite que um usuário possa simplificar o seu fluxo de trabalho, editando todos os atributos de um mapa em uma janela sempre aberta e ver imediatamente as alterações no mapa. Os usuários também podem exportar seus mapas para KML ou KMZ, para compatibilidade direta com o Google Earth, oferecendo maior flexibilidade para a comunicação e transferência de dados com clientes e equipes de projeto.

Entre no site da Golden Software para fazer o download de uma versão demo do Surfer 10.

Siga o Portal MundoGEO no Twitter.