O presidente do Conselho Federal de Engenharia, Arquitetura e Agronomia (Confea), Marcos Túlio de Melo, solicitou ao ministro da Integração Nacional, Fernando Bezerra, uma reunião extraordinária do Conselho Nacional de Defesa Civil, do qual é membro.

A reunião teria o objetivo de analisar as medidas tomadas pelos órgãos municipais, estaduais e nacionais em relação às consequências das chuvas no sudeste, bem como a definição de diretrizes para um plano nacional de prevenção de tragédias.

O presidente explica que a próxima providência a ser tomada pelo Confea será colocar na pauta da sessão plenária, no próximo dia 26, a urgência para que os quatro Creas da região sudeste possam acessar uma linha de financiamento com o intuito de ajudar na mobilização dos profissionais junto às comunidades afetadas, prefeituras e governos estaduais.

Além disso, será proposta a recuperação do projeto aprovado em 2010, no qual o Confea disponibiliza recursos para que os demais Creas possam atuar em situações semelhantes.

Marcos Túlio explana que o procedimento deverá abarcar, entre outros fatores, a análise de propostas para o estabelecimento de um sistema de prevenção mais competente no país. “Existem estados que já possuem alguma coisa e outros que não têm absolutamente nada”, afirma.

O tema também deverá ser tratado no Encontro de Lideranças do Sistema Confea/Crea, de 21 a 25 de fevereiro, em Brasília (DF).

Siga o Portal MundoGEO no Twitter.