A Organização de Pesquisa Espacial Indiana (ISRO, na sigla em inglês) está se preparando para lançar o ResourceSat 2, um satélite de observação da terra até o final de fevereiro.

Satélites de sensoriamento remoto como este são responsáveis por enviar imagens e outros dados para várias finalidades. A Índia tem um papel importante no fornecimento de tais dados no mercado global. O ResourceSat-2 vai substituir o ResourceSat-1 lançado em 2003, que ultrapassou sua expextativa original de funcionamento, que era de cinco anos.

Testes estão sendo realizados no centro de lançamento de foguetes Sriharikota. Os satélites serão transportados pelo veículo lançador polar de satélites (PSLV) e o lançamento será entre os dias 20 a 25 fevereiro, na parte da manhã.

O PSLV também vai estar carregando outros dois pequenos satélites feitos em Cingapura e Rússia. Com nove satélites em órbita e um décimo para entrar em fevereiro, a Índia tem o maior número de satélites de sensoriamento remoto do mundo, fornecendo imageamento em várias resoluções espaciais.

Siga o Portal MundoGEO no Twitter.