A engenheira agrônoma Maria Lúcia de Oliveira Falcón acaba de assumir a Secretaria de Planejamento e Investimento do Ministério do Planejamento e a presidência da Comissão Nacional de Cartografia (Concar).

Graduada em agronomia pela Universidade Federal da Bahia , Maria Lúcia possui mestrado em economia pela Universidade Federal da Bahia e doutorado em sociologia pela Universidade de Brasília .

Lúcia Falcón foi Secretária de Planejamento de Aracaju e alavancou o processo de mapeamento no município, com posterior implantação do geoprocessamento. Sua última atuação foi como Secretária de Estado do Planejamento de Sergipe, buscando recursos para o projeto de mapeamento sistemático do todo o Estado na escala 1:10.000 nas áreas rurais e 1:2.000 nas manchas urbanas.

Concar

A Concar é um órgão colegiado do Ministério do Planejamento, atualizada conforme Decreto de 1º de agosto de 2008, descendente da antiga Cocar, que fixa as diretrizes e bases da cartografia brasileira e dá outras providências.

Dentre as atribuições estão: assessorar o Ministro de Estado na supervisão do Sistema Cartográfico Nacional (SCN); coordenar a execução da Política Cartográfica Nacional; e exercer outras atribuições nos termos da legislação.

A presidência da Concar, por legislação, é ocupada pelo(a) Secretário(a) de Planejamento e Investimentos Estratégicos do Ministério do Planejamento.

Siga o Portal MundoGEO também no Twitter, Facebook e LinkedIn.