O Instituto Geodireito (IGD) apresentou nesta segunda, (28/02), ensaio sobre Geodireito na Diretoria de Geociências do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), no Rio de Janeiro.

O encontro, que também contou com participantes da Comissão Nacional de Cartografia (Concar), da Infraestrutura Nacional de Dados Espaciais (Inde) e da Infraestrutura de Dados Geoespaciais das Américas (Idea), serviu para identificar pontos de convergência entre o Geodireito, enquanto doutrina interdisciplinar, e as atividades do instituto federal.

Segundo o Diretor-Executivo do IGD, Luiz Antonio Ugeda Sanches, expositor sobre Geodireito, há muito que se avançar na construção do sistema cartográfico brasileiro, principalmente no que se refere a fixação de um regime jurídico adaptado às condições impostas pela Constituição de 1988. Para Moema José de Carvalho Augusto, da Diretoria de Geociências do IBGE, o encontro foi uma oportunidade de alinhar perspectivas para o IBGE em face dos entendimentos jurídicos expostos nas diretrizes da cartografia brasileira e após a redemocratização.

Fonte: IGD

Siga o Portal MundoGEO também no Twitter, Facebook e LinkedIn.