O livro Geografias: Terras e Cultura da América Latina apresenta a geografia em sua função social, fazendo um panorama da história e cultura da América Latina, mostrando como diferentes manifestações de arte estão distribuídas no território do continente, considerando sempre o contexto social.

Escrito por Maria Sirley dos Santos, o livro parte do princípio que a geografia é uma disciplina que envolve relações de poder e saber, e essas desigualdades legitimam formas de colonização e apropriação imperialista. Assim, a autora também destaca questões políticas e de resistência dos povos, assumindo a voz das populações.

Livro de GeografiaMaria Sirley também defende que, assim como a cultura, a geografia e as características ambientais também fazem parte daquilo que um povo representa, criando um contexto muito maior para suas explicações.

O livro faz parte da coleção Consciência e Compromisso, que oferece uma nova apresentação do processo educacional, tornando o conhecimento mais humano. O trabalho é indicado para profissionais que privilegiam a transformação ambiental.