O monitoramento de tráfego feito do espaço já se mostrou possível, uma vez com a Missão Topográfica do Radar Shuttle (SRTM) e também através dos satélites TerraSAR-X e TanDEM-X.

Vem sendo desenvolvido um processador especial de trânsito para a constelação de satélites TerraSAR-X e TanDEM-X. Assim, não há necessidade de haver um banco de dados com estradas ou de qualquer outra forma de conhecimento prévio. Veículos off-road e navios no mar podem ser detectados de forma clara e com alta precisão. O processador de tráfego combina os dados registrados pelos satélites em momentos diferentes. Para alcançar o melhor desempenho, a distância entre os dois satélites deve ser de 20 quilômetros.

Os resultados preliminares da fase de testes mostram que o erro de estimativa de velocidade foi inferior a um quilômetro por hora, enquanto na posição média foi de cerca de 20 metros. O processador de tráfego opera automaticamente e fornece como saída um arquivo de extensão KML, que pode ser visto no Google Earth.