Após o terremoto e tsunami que devastaram cidades do Japão, a Esri, maior empresa de softwares para geoprocessamento do mundo, está providenciando ajuda a um grupo de organizações envolvidas no socorro de vítimas dos desastres. A companhia norte-americana está trabalhando juntamente com agências nacionais e internacionais para enviar ao local uma equipe de experts em software de Sistema de Informação Geográfico (GIS), além de disponibilizar software, dados, imagens e auxílio técnico.

As soluções GIS estão ajudando oficiais a utilizar informações pontuais para tomar decisões rápidas e efetivas. A tecnologia auxilia as equipes de emergência a conduzir operações de resgate, priorizar necessidades médicas, identificar diversas áreas onde os estragos foram mais sérios, medir os impactos na infraestrutura, localizar as melhores regiões para distribuição de comida e água, entre outros.

A população, imprensa e organizações podem utilizar os mapas, dados, softwares e serviços online diretamente no website da Esri. As organizações podem também realizar pedidos de softwares ou ajuda pelo mesmo site.

Assim como a Esri, a Imagem, empresa que distribui seus produtos com exclusividade no Brasil, também está apoiando as regiões afetadas por desastres naturais, como recentemente aconteceu na região serrana fluminense.

Siga o Portal MundoGEO também no Twitter, Facebook e LinkedIn.