Fórum de Debates aconteceu no último dia 17, em Belo Horizonte, e trouxe o tema “Escassez de Engenheiros – mito ou realidade?”

[leia-tambem-esquerda]O Sindicato dos Engenheiros no Estado de Minas Gerais (Senge-MG) promoveu, no último dia 17, um encontro entre profissionais dessas áreas, para discutir as perspectivas do mercado de trabalho no setor de engenharia. O evento aconteceu em Belo Horizonte (MG).

Com o tema “Escassez de Engenheiros – mito ou realidade?”, o Fórum de Debates contou com a presença de Marcos Túlio de Melo, presidente do Conselho Federal de Engenharia, Arquitetura e Agronomia (Confea).

Um dos problemas citados por pelo presidente do Conselho, no Fórum, foi a questão da evasão na educação básica, um dos fatores que ocasiona a escassez de profissionais para lidar com a mão de obra na área de engenharia. “Com tantas oportunidades, como a Copa de 2014, o PAC, as Olimpíadas de 2016, o Pré-sal, claro que vamos precisar sim de engenheiros. Vamos ter que pensar o setor público, que teve, ao longo das décadas sem investimentos, seus quadros técnicos completamente desmontados”, ressalta.

Além de Marcos Túlio de Melo, estavam presentes os presidentes do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) – Márico Pochmann -, do Sindicato de Engenheiros no Estado do Paraná (Senge-PR) – Raul Otávio -, do Senge de Minas Gerais  – Valter Fanini –  e o assessor da Confederação Nacional da Indústria (CNI) – Marcos Formiga.

Confira a entrevista completa com o presidente do Confea na edição 34 da revista InfoGNSS 34, que será lançada no fim de março.

Siga o Portal MundoGEO no Twitter.