O Paraguai planeja levar adiante um projeto para construir um duto no valor de US$ 1 bilhão, que ligaria as cidades paraguaias de Villa Elisa e Ciudad del Este às brasileiras Foz do Iguaçu e Paranaguá. O objetivo é importar produtos de petróleo do Brasil e exportar óleo de soja e etanol paraguaios. O plano foi anunciado nesta quinta-feira pelo ministério de indústria e comércio do Paraguai.

Segundo informações de fontes dos funcionários paraguaios, o projeto de investimentos inclui a instalação de novas fábricas de etanol no país. O chefe do Gabinete Civil da Presidência, Miguel López Perito, informou que o poliduto será planejado especialmente para transportar derivados de petróleo do Brasil e álcool combustível para o país.

López Perito considerou o projeto como “de alto valor estratégico para o Paraguai”, já que será “uma via alternativa para o transporte de combustíveis para o país”. Tendo em conta que atualmente estes produtos chegam geralmente através do Rio Paraguai provenientes da Argentina.

O funcionário ainda explicou que este empreendimento será possível graças ao consórcio privado Polidutos Paraguai S.A. em parceria com empresas brasileiras.”Esta obra é uma mostra de que no Mercosul pode ser realizada a integração entre os países”, declarou, enfatizando o envolvimento dos dois governos.

A companhia Poliductos Integrados será encarregada do projeto no lado paraguaio. A conclusão da obra está prevista para o fim de 2012 ou início de 2013.

‘É praticamente impossível tirar os bens do interior do Paraguai’, diz o ministro Francisco Rivas Almada no comunicado. ‘Não temos capacidade para retirar o excedente de produção do país, não temos meios, não temos infraestrutura, e com o duto vamos superar essa carência.’ As informações são da Dow Jones.

Acompanhe o Portal MundoGEO também no Twitter, Facebook e LinkedIn.