A Esri e a Imagem, empresa que trabalha Sistemas de Informações Geográficas na América Latina e distribuidora da Esri no Brasil, estão trabalhando no desenvolvimento de tecnologias baseadas em informações geográficas para auxiliar governos e organizações na prevenção de desastres e reconstrução das cidades após as tragédias ocorridas no Japão e na região serrana do Rio de Janeiro.

As soluções oferecidas pela Esri e pela Imagem permitem utilizar informações geográficas para prevenir desastres como enchentes e deslizamentos, como recentemente ocorreram na região serrana do Rio de Janeiro. A Imagem desenvolveu um portal via web para disponibilizar gratuitamente para as prefeituras e órgãos públicos da região as imagens de satélite, mapas temáticos de relevo e ocupação do solo, além de dados sobre a população atingida. O conteúdo está disponível para consulta através deste link.

Com essas informações torna-se possível analisar áreas de risco e visualizar as áreas afetadas para auxiliar na tomada de decisões e na reconstrução das cidades, o sistema pode ser usado na criação de um plano de contingência eficaz e também na prevenção de novas tragédias.

Com o exemplo da tragédia ocorrida no Rio de Janeiro, a Imagem desenvolveu uma metodologia que utiliza critérios rigorosos para analisar as regiões por meio de mapas, dados de sensoriamento e de campo, a fim de determinar um perfil da região e apontar pontos de riscos de deslizamentos de terra em caso de chuvas fortes. Uma simulação realizada com imagens e dados de antes e depois da tragédia em Nova Friburgo, mostrou que o índice de acertos ultrapassou 80%.

A americana Esri também está participando no auxílio ao socorro de vítimas de desastres naturais no Japão. A empresa enviou equipe especializada em softwares GIS, além de disponibilizar software, dados, imagens e auxílio técnico que permitem identificar as regiões com danos mais graves e equipes de emergências a conduzirem operações de resgates mais precisas.

A Esri também disponibilizou mapas sensoriais de calor em que mostram relatórios com informações diárias divididos em categorias: danos à propriedade, periculosidade, evacuações, cortes de energia e ajudas e serviços disponíveis. A plataforma desenvolvida em parceria com a Ong Ushahidi possibilita o envio de informações por pessoas que estejam em locais de crise através de SMS, e-mail e pela web. Os mapas do Japão estão disponíveis clicando aqui.

Acompanhe o Portal MundoGEO também no Twitter, Facebook e LinkedIn.