Servidores do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária em Minas Gerais (Incra/MG) vão participar, durante a próxima semana, de um curso de introdução ao software livre Quantum GIS 1.6.

O objetivo do treinamento é capacitar os funcionários da autarquia para a utilização do novo programa, habilitando-os a operar as ferramentas para a produção de material cartográfico, seja para visualização, consulta, análise ou elaboração de dados.

Participarão do curso 32 servidores das áreas de obtenção, desenvolvimento e ordenamento da estrutura fundiária do Incra/MG.

Com a adoção do programa, o Incra adota as novas diretrizes do Governo Federal, que têm como objetivo gerar economia por meio da utilização de softwares livres.

QGIS 1.6

O Quantum GIS 1.6 possui ferramentas computacionais de geoprocessamento que permitem a realização de análises complexas pela interação entre dados de diversas fontes e a criação de bancos de dados georreferenciados. Além disso, o programa possibilita automatizar a produção de documentos cartográficos.