O WebGIS de Moçambique, um sistema dinâmico e interativo para gestão dos recursos naturais, foi uma das tecnologias lançadas pela Embrapa em comemoração ao seu aniversário de 38 anos, dia 26 de abril. Desenvolvido pela Embrapa Monitoramento por Satélite, o sistema é um dos primeiros resultados do programa de apoio à Plataforma de Inovação Agrária de Moçambique e está disponível na internet. O sistema vai subsidiar o mapeamento das potencialidades dos recursos naturais de Moçambique para produção agrícola e pecuária, com indicativos das áreas mais apropriadas aos cultivos anuais, perenes e criações.

Concebido como um sistema de informações geográficas, o WebGIS permite ao usuário consultar informações georeferenciadas de modo amigável e interativo, manipulando diferentes planos de informação. Para o WebGIS de Moçambique, técnicos organizaram bases de dados e informações sobre os tipos de solo do país, curvas de nível, classes de declive, rede hidrográfica, médias de chuva, mapas de uso e cobertura das terras e ainda a divisão política e a infraestrutura de transporte, como aeroportos, ferrovias, estradas e rodovias. O sistema utiliza como base imagens de satélite. “O usuário poderá selecionar os dados que desejar, cruzando e construindo mapas de acordo com seu interesse”, explica um dos coordenadores do projeto, o pesquisador Édson Luis Bolfe. Ainda segundo ele, assim que novas informações forem geradas a partir do projeto, elas serão incorporadas no WebGIS.

Duas missões em campo foram realizadas, em 2010, para análises sobre o uso e cobertura das terras, prospecção de materiais e levantamento das características dos solos e outros recursos naturais. Além do WebGIS, a Embrapa Monitoramento por Satélite deverá colaborar para o projeto organizando, a instalação de um laboratório de geoprocessamento no IIAM e implementando programas de treinamento e capacitação para técnicos do Instituto. As atividades tem a participação da Secretaria de Relações Internacionais da Embrapa, além da Embrapa Cerrados, Embrapa Solos e IIAM.

Além da Embrapa, o Projeto conta com a participação da Agência Brasileira de Cooperação, da Agência dos Estados Unidos para o Desenvolvimento Internacional (USAID) e do país africano, através do Instituto de Investigação Agrária de Moçambique (IIAM).

Fonte: Embrapa Monitoramento por Satélite

Acompanhe o Portal MundoGEO também no Twitter, Facebook e LinkedIn.