Após um dia de intensas negociações, o presidente da Câmara, Marco Maia, anunciou o adiamento da votação do Código Florestal (PL 1876/99) para a próxima terça-feira (10).

Maia se reuniu na quarta-feira (4) com o relator do código, deputado Aldo Rebelo (PCdoB-SP), líderes de partidos da base e ministros, por várias horas. No início da noite, foi decidido o adiamento da votação.

O presidente afirmou que, nos últimos dias, o relatório sofreu várias alterações, e que o prazo de uma semana vai servir para que os parlamentares possam se inteirar do texto que será votado em Plenário.

Reserva Legal e APPs

O relator do projeto quer que a Reserva Legal leve em consideração a parte da propriedade excedente a quatro módulos fiscais. O governo quer que essa exceção valha apenas para a agricultura familiar. Outro aspecto que o governo quer mudar no texto é a possibilidade de autorização para desmatar Áreas de Preservação Permanente (APPs) para fins de interesse social, já que a produção de alimentos pela pecuária extensiva ou por monoculturas poderia ser considerada de interesse social.

Com informações da Agência Câmara